Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Jerri Luizpt_BR
dc.contributor.authorKologeski, Samuel Bachpt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T04:44:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240259pt_BR
dc.description.abstractO treinamento funcional de alta intensidade (high-intensity functional training, HIFT) tem se popularizado como método de treinamento dentro de academias e centros de treinamento, tendo como exemplo o CrossTraining, o CrossFit, dentre outros. Em suas sessões de exercício, os movimentos de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), Snatch e Clean&Jerk, são utilizados com frequência. Visando entender como se dá a relação de aprendizagem dos praticantes dentro desses ambientes e como é a relação aluno-professor, para que haja aprendizado destas técnicas, esse trabalho se preocupou com identificar e analisar as relações de ensino e aprendizagem dentro dos centros de treinamento, que utilizem metodologias de HIFT e pratiquem os movimentos de LPO. Para isso foram feitos dois questionários, um para alunos e outro para professores. Após respondidos, analisou-se primeiramente de forma separada as respostas de ambas as partes e depois discutiu-se as divergências e convergências. Por último concluiu-se que conhecer a relação de aluno-professor dos diferentes lugares onde se pratica atividade física é algo complexo, onde se deve levar em conta fatores como objetivos dos alunos e como os praticantes veem aquele exercício em suas vidas. Entretanto, pode-se observar que a relação bem construída e com confiança de professor-aluno cria um ambiente propício para a aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe high intensity functional training (HIFT) has become popular as a training method within gyms and training centers, such as CrossTraining, CrossFit, among others. In their exercise activities, the Olympic Weightlifting, Snatch and Clean&Jerk movements are used frequently. Aiming to understand how a learning relationship of students takes place within these environments and how the student-teacher relationship is for these techniques to exist, this work is concerned with identifying and analyzing the teaching and learning relationships within training centers that use methodologies HIFT and practice the Olympic Weightlifting moves. With that in mind, two questionnaires were made, one for students and another for teachers. After collecting the answers, it was first analyzed separately the responses from both parties and then discussed the divergences and convergences. Finally, concluding that understanding the student-teacher relationship of the different places where physical activity is practiced is something complex, in which should be considered factors such as the students' goals and how they see that exercise must be taken into account in their lives. However, it can be observed that the well-built and trusting teacher-student relationship creates an enabling environment for learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMotor learningen
dc.subjectLevantamento de pesopt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectStudent-teacher relationshipen
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectOlympic weightliftingen
dc.titleAnálise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional trainingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140469pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples