Desenvolvimento digital de empresas na pandemia: estudo sobre o crescimento do e-commerce no caso Natura
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente monografia constitui-se no estudo do crescimento do e-commerce da Natura durante a pandemia da COVID-19 como alternativa às vendas físicas das revendedoras. Desta forma, o objetivo geral do presente trabalho buscou avaliar as ações imediatas de melhorias para o e-commerce da Natura durante a pandemia e isolamento social em prol de suas revendedoras. Para responder este e os demais objetivos específicos, introduzimos o conceito de e-commerce tendo como suporte autores como Oliviero e ...
A presente monografia constitui-se no estudo do crescimento do e-commerce da Natura durante a pandemia da COVID-19 como alternativa às vendas físicas das revendedoras. Desta forma, o objetivo geral do presente trabalho buscou avaliar as ações imediatas de melhorias para o e-commerce da Natura durante a pandemia e isolamento social em prol de suas revendedoras. Para responder este e os demais objetivos específicos, introduzimos o conceito de e-commerce tendo como suporte autores como Oliviero e Deghi (2014), Mendonça (2016), Keltner (2000), Senhoras (2020), a importância da gestão de marca e o impacto da pandemia nas estratégias de marketing, com base nos autores Tavares (2003), Vásquez (2007), Costa e Figueiredo (2020), Santini (2013), seguidos por seus subcapítulos que complementam o conteúdo. O último capítulo traz em foco a marca Natura, seu comportamento frente ao isolamento social, as potencialidades e limitações para suas consultoras a partir do seu e-commerce e o impacto da pandemia na perspectiva do autocuidado dos consumidores. A metodologia de pesquisa utilizada foi de ordem qualitativa, com a realização de cinco entrevistas em profundidade com revendedoras dos produtos da marca, que têm entre 40 e 57 anos, e pela análise de conteúdo (BARDIN, 1977). As questões aplicadas às consultoras trouxeram por outra perspectiva as mudanças e ações trazidas pela marca, que foram expostas em diversos canais de comunicação, como sites de notícias e também no próprio site da organização. A principal conclusão foi de que as evoluções digitais influenciaram positivamente nas vendas das consultoras e vieram para ficar, mesmo como alternativa àquelas que ainda preferem o contato presencial. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1828)
Este item está licenciado na Creative Commons License