Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética
Fecha
2019Autor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho é uma avaliação de dois livros do 3º ano do Ensino Médio, indicados por três escolas da cidade de Porto Alegre: um livro é indicado por uma escola pública estadual e o outro por uma escola pública federal e uma escola particular, ambos indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Realizamos uma análise criteriosa dos livros avaliando categorias como o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais, comparando os dois livros. Am ...
O presente trabalho é uma avaliação de dois livros do 3º ano do Ensino Médio, indicados por três escolas da cidade de Porto Alegre: um livro é indicado por uma escola pública estadual e o outro por uma escola pública federal e uma escola particular, ambos indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Realizamos uma análise criteriosa dos livros avaliando categorias como o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais, comparando os dois livros. Ambos os livros apresentam as categorias analisadas, no entanto, o livro 360º Biologia apresentou conteúdos teóricos clássicos, mas também apresentou assuntos pertinentes a realidade dos alunos, trazendo temas atuais da Genética. ...
Abstract
The current work is an evaluation of two 3rd year high school schoolbooks, both indicated by Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), chosen by three schools in Porto Alegre city: one chosen by a state public school and both federal and private schools chose the other. We performed a criterions analysis and evaluated categories such as theoretical content, visual resources, proposed activities and additional resources, comparing both books. Both books had all the categories proposed howeve ...
The current work is an evaluation of two 3rd year high school schoolbooks, both indicated by Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), chosen by three schools in Porto Alegre city: one chosen by a state public school and both federal and private schools chose the other. We performed a criterions analysis and evaluated categories such as theoretical content, visual resources, proposed activities and additional resources, comparing both books. Both books had all the categories proposed however, the book 360º Biologia presented classical theoretical subjects, also brought relevant issues to the students, bringing updated genetic subjects. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37546)Tesinas Ciencias Biológicas (1355)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License