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dc.contributor.advisorDantas, José Guibson Delgadopt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Débora Espíndola dept_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T04:43:32Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240235pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo investigar quais foram as estratégias de comunicação utilizadas pela campanha presidencial de Jair Bolsonaro para conquistar o voto dos setores evangélicos brasileiros, além de identificar quais pautas uniram esses diferentes grupos e o impacto desses votos para a eleição de Jair Bolsonaro. Foram utilizados autores como FRESTON (1993;1994) e MARIANO (2004; 2012; 2014) para o aprofundamento do estudo dos grupos cristãos evangélicos do país. As ferramentas e técnicas de análise, constituíram-se, em um primeiro momento, nos fundamentos de Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental (GIL, 1994). Juntamente com premissas oriundas da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e da Pesquisa Social Mediada por Computador (JOHNSON, 2010), pudemos organizar e analisar nosso corpus de pesquisa, permitindo identificar quatro estratégias utilizadas pela campanha de Jair Bolsonaro. Para os propósitos deste trabalho foram utilizadas as contribuições majoritárias de autores das Relações Públicas como ANDRADE (1985), FERREIRA (1997) e FORTES (2003). Concluiu-se que as estratégias de comunicação dirigida,como a utilização da figura de Michelle Bolsonaro, o apoio de massivo de pastores com grande visibilidade midiática, a participação em eventos evangélicos de grande porte e o uso estratégico do slogan de campanha pela campanha presidencial de Jair Bolsonaro, proporcionaram a ele o apoio de grande parte dos evangélicos brasileiros, tendo sempre a pauta de costumes como discurso aglutinador.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to investigate the communication strategies used in the presidential campaign of Jair Bolsonaro to win the vote of Brazilian evangelical sectors, in addition to identifying which agendas united these different groups and the impact of these votes for the election of Jair Bolsonaro. Authors such as FRESTON (1993;1994) and MARIANO (2004; 2012; 2014) were used to deepen the study of evangelical Christian groups in the country. The analysis tools and techniques were constituted, at first, on the fundamentals of Bibliographic Research and Documentary Research (GIL, 1994). Along with assumptions from Content Analysis (BARDIN, 1977) and Computer-Mediated Social Research (JOHNSON, 2010), we were able to organize and analyze our research corpus, allowing us to identify four strategies used by the Jair Bolsonaro campaign. For the purposes of this work, the majority contributions of Public Relations authors such as ANDRADE (1985), FERREIRA (1997) and FORTES (2003) were used. It is concluded that the targeted communication strategies, such as the use of the figure of Michelle Bolsonaro, the massive support of pastors with high media visibility, the participation in large evangelical events and the strategic use of the campaign slogan by the presidential campaign of Jair Bolsonaro, provided him with the support of a large part of Brazilian evangelicals, always having the customs agenda as a binding discourse.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvangelicalsen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subject2018 electionsen
dc.subjectCampanha eleitoral : Brasilpt_BR
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectDirected communicationen
dc.titleAs estratégias de comunicação dirigida empreendidas junto aos evangélicos na campanha presidencial de Jair Bolsonaropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142674pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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