Vegetarianismo para além de um regime alimentar: a percepção de vegetarianos e veganos sobre empresas frigoríficas que comercializam produtos à base de plantas
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2022Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa versa sobre o consumidor vegetariano e suas percepções acerca da comercialização de produtos à base de plantas por empresas frigoríficas. Sendo assim, propomos responder à seguinte problemática: como vegetarianos e veganos percebem a comercialização, o consumo e a comunicação de produtos vegetarianos e veganos por empresas frigoríficas no ramo alimentício? Com base neste questionamento, o objetivo geral da pesquisa é: identificar as percepções de vegetarianos e veganos em relação ...
Esta pesquisa versa sobre o consumidor vegetariano e suas percepções acerca da comercialização de produtos à base de plantas por empresas frigoríficas. Sendo assim, propomos responder à seguinte problemática: como vegetarianos e veganos percebem a comercialização, o consumo e a comunicação de produtos vegetarianos e veganos por empresas frigoríficas no ramo alimentício? Com base neste questionamento, o objetivo geral da pesquisa é: identificar as percepções de vegetarianos e veganos em relação às empresas frigoríficas que comercializam produtos alimentícios à base de vegetais. Delineamos, então, como objetivos específicos: a) reconhecer o perfil dos entrevistados e suas características em relação a sua vertente do vegetarianismo; b) identificar os motivos para a escolha do estilo de vida alimentar; c) reconhecer as impressões dos entrevistados sobre a inserção de empresas frigoríficas Sadia e Seara no mercado de produtos vegetais; e d) compreender, no entendimento dos pesquisados, de que forma as empresas frigoríficas podem se aproximar do público vegetariano e vegano. Em termos metodológicos, para realizar a pesquisa, apropriamo-nos da entrevista em profundidade do tipo semiaberta (DUARTE, 2004), elaborando um questionário com perguntas que respondessem aos objetivos propostos. A pesquisa foi aplicada com oito pessoas que se identificavam com alguma vertente do vegetarianismo. Descobrimos que há uma certa aceitação ou rejeição em relação às empresas frigoríficas por parte dos consumidores vegetarianos e veganos, e que seus motivadores e percepções interferem quanto ao consumo de produtos à base de vegetais por essas marcas. ...
Abstract
This research focuses on vegetarian consumers and their perceptions about the commercialization of plant-based products by meatpacking companies. Thus, we propose to answer the following problem: how do vegetarians and vegans perceive the commercialization, consumption and communication of vegetarian and vegan products by meatpacking companies in the food sector? Based on this question, the general objective of the research is: to identify the perceptions of vegetarians and vegans in relation t ...
This research focuses on vegetarian consumers and their perceptions about the commercialization of plant-based products by meatpacking companies. Thus, we propose to answer the following problem: how do vegetarians and vegans perceive the commercialization, consumption and communication of vegetarian and vegan products by meatpacking companies in the food sector? Based on this question, the general objective of the research is: to identify the perceptions of vegetarians and vegans in relation to meat processing companies that sell vegetarian and vegan-based food products. We then outlined the following specific objectives: a) to recognize the profile of the interviewees and their characteristics in relation to their vegetarianism; b) to identify the reasons for choosing a vegetarian lifestyle; c) to recognize the impressions of the interviewees about the insertion of the meat processing companies Sadia and Seara in the plant-based products market; and d) to understand, according to the interviewees, how meat processing companies can reach the vegetarian and vegan public. In methodological terms, to carry out the research, we used the semi-open type in-depth interview (DUARTE, 2004), developing a questionnaire with questions that answered the proposed objectives. The study was applied with eight people who identified themselves with some type of vegetarian. We found that there is a certain acceptance or rejection in relation to meat processing companies by vegetarian and vegan consumers, and that their motivators and perceptions interfere with the consumption of vegetable-based products by these brands. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
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