Da terreira para os views: a midiatização da Umbanda e a emergência da religiosidade on-line no canal do sacerdote Alan Barbieri no Youtube
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2022Advisor
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho consiste no estudo da religiosidade on-line por meio da divulgação de conhecimentos teológicos e ritualísticos apresentado no canal de vídeos do sacerdote umbandista Alan Barbieri no Youtube. Para o debate trouxemos os conceitos de religião e religiosidade (BARROS, 2011; BELLOTTI, 2004; FEITOSA, 2014; SBARDELOTTO, 2018 e WILGES, 1994). Em seguida, discutimos sobre a origem da religião Umbanda e sua matriz religiosa (CUMINO, 2019; JARDIM, 2017 e JUNIOR, 2014). Na sequência ab ...
O presente trabalho consiste no estudo da religiosidade on-line por meio da divulgação de conhecimentos teológicos e ritualísticos apresentado no canal de vídeos do sacerdote umbandista Alan Barbieri no Youtube. Para o debate trouxemos os conceitos de religião e religiosidade (BARROS, 2011; BELLOTTI, 2004; FEITOSA, 2014; SBARDELOTTO, 2018 e WILGES, 1994). Em seguida, discutimos sobre a origem da religião Umbanda e sua matriz religiosa (CUMINO, 2019; JARDIM, 2017 e JUNIOR, 2014). Na sequência abordamos a midiatização como um quadro referencial teórico com base nos apontamentos dos autores da área (BORELLI, 2010; FAUSTO NETO, 2004, 2009 e 2010; GOMES, 2016; HJARVARD, 2014, 2014a e 2016; LEMES, 2017; SGORLA, 2014, 2015; VERÓN, 1997) a midiatização da religião, a religiosidade on-line e a Umbanda Midiatizada (CUNHA, 2014; FAUSTO NETO, 2004; FEITOSA, 2014; TEIXEIRA FILHO; AZEVEDO JUNIOR, 2020; HJARVARD, 2014; 2014a; MARTINO, 2016; SANTANA 2021a, 2021b e SBARDELOTTO, 2014). O objetivo geral da pesquisa é reconhecer a religiosidade on-line que emerge a partir dos vídeos produzidos pelo sacerdote umbandista Alan Barbieri em seu canal no Youtube. Os objetivos específicos são a) identificar o conteúdo apresentado por Alan Barbieri em dois vídeos disponibilizado em seu canal no Youtube, b) investigar as reações de espectadores-usuários que comentam sobre os vídeos produzidos pelo Alan Barbieri em seu canal no Youtube e c) reconhecer sinais de apropriações de práticas ritualísticas e de conhecimentos teológicos da doutrina umbandista pelos espectadores-usuários. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa (BRESLER, 2007) e empregamos as técnicas de pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) e a análise de conteúdo (BARDIN, 2006 e MORAES, 1999). O corpus de estudo integra dois vídeos e 19 comentários. Entre os vídeos, um com teor de tutorial ritualístico (2016) e outro de cunho teológico umbandista (2017). De forma geral, os conteúdos dos vídeos e os comentários investigados neste trabalho nos levou a compreender que há uma emergência da religiosidade on-line a partir dos vídeos produzidos por Alan Barbieri em seu canal no qual ele ensina conhecimentos teológicos e ritualísticos da religião Umbanda. As características desse fenômeno são: 1) a reconfiguração do ambiente sagrado que não limita-se a um ambiente físico e, sim, passam a perpetuar-se em espaços midiáticos, 2) a ressignificação de práticas ritualísticas, dando a elas novas formas de confecção e novos significados à experiências e a relação profética com determinada religião e 3) a autonomia dos indivíduos que podem apropriarem-se de conhecimentos teológicos e realizem as práticas ritualísticas em qualquer ambiente, reconfigurando os aspectos comunicacionais da religião. ...
Abstract
This paper consists of the study of online religiosity through the dissemination of theological and ritualistic knowledge presented in the YouTube video channel of the umbandist priest Alan Barbieri. The debate includes the concepts of religion and religiosity (BARROS, 2011; BELLOTTI, 2004; FEITOSA, 2014; SBARDELOTTO, 2018 and WILGES, 1994). Then, we discuss the origin of the Umbanda religion and its religious matrix (CUMINO, 2019; JARDIM, 2017 and JUNIOR, 2014). Following, we address the media ...
This paper consists of the study of online religiosity through the dissemination of theological and ritualistic knowledge presented in the YouTube video channel of the umbandist priest Alan Barbieri. The debate includes the concepts of religion and religiosity (BARROS, 2011; BELLOTTI, 2004; FEITOSA, 2014; SBARDELOTTO, 2018 and WILGES, 1994). Then, we discuss the origin of the Umbanda religion and its religious matrix (CUMINO, 2019; JARDIM, 2017 and JUNIOR, 2014). Following, we address the mediatization as a theoretical referential framework based on the studies of authors in the area (BORELLI, 2010; FAUSTO NETO, 2004, 2009 and 2010; GOMES, 2016; HJARVARD, 2014, 2014a and 2016; LEMES, 2017; SGORLA, 2014, 2015; VERÓN, 1997), the mediatization of religion, online religiosity and Mediatized Umbanda (CUNHA, 2014; FAUSTO NETO, 2004; FEITOSA, 2014; TEIXEIRA FILHO; AZEVEDO JUNIOR, 2020; HJARVARD, 2014; 2014a; MARTINO, 2016; SANTANA 2021a, 2021b and SBARDELOTTO, 2014). The general objective of the research is to recognize the online religiosity that emerges from the videos produced by the umbandist priest Alan Barbieri on his Youtube channel. The specific objectives are a) to identify the content presented by Alan Barbieri in two videos made available on his Youtube channel, b) to investigate the reactions of viewers-users who comment on the videos produced by Alan Barbieri on his Youtube channel and c) to recognize signs of appropriation of ritualistic practices and theological knowledge of Umbanda doctrine by viewers-users. The chosen methodology was the qualitative research (BRESLER, 2007), using the techniques of bibliographic research (GIL, 2002) and content analysis (BARDIN, 2006 and MORAES, 1999). The study corpus includes two videos and 19 comments. Among the videos, one including ritualistic tutorial content (2016) and the second Umbanda theological content (2017). In general, the contents of the videos and the comments investigated in this paper led us to understanding there is an emergence of online religiosity from the videos produced by Alan Barbieri in his channel, in which he teaches theological and ritualistic knowledge of the Umbanda religion. The characteristics of this phenomenon are: 1) the reconfiguration of the sacred environment, which is not limited to a physical environment, but perpetuates itself in media spaces, 2) the re-signification of ritualistic practices, giving them new forms of confection and new meanings to the experiences and the prophetic relationship with a certain religion and 3) the autonomy of individuals who can appropriate theological knowledge and perform the ritualistic practices in any environment, reconfiguring the communicational aspects of religion. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
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