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dc.contributor.advisorLarrañaga Uriarte, Ana Margaritapt_BR
dc.contributor.authorMozetic, Júlia Hartmannpt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T04:41:09Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240172pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo analisa a percepção de moradores da cidade de Porto Alegre em relação a justiça social em transportes, investimentos públicos e ao espaço dedicado a cada meio de transporte. Para isso, foi aplicado um questionário on-line que obteve 407 respostas a partir das quais foram realizadas análises descritivas e inferenciais para comparar as percepções da população em relação aos diferentes meios de transporte, estratificando a amostra por idade, renda e gênero. A análise de variância e comparação múltipla das médias por meio do teste post-hoc de Duncan foram utilizadas. Os resultados mostraram que as percepções quanto a cada meio de transporte diferem significativamente entre si em todos os quesitos analisados. O transporte individual apresenta os maiores valores percebidos na maioria das características analisadas (investimento, qualidade, conforto, segurança pública, acessibilidade). A comparação da percepção nos diferentes estratos de gênero, idade e renda mostrou a existência de diferenças principalmente entre homens e mulheres nas características analisadas. A maior parte da amostra (92%) coincidiu na existência de inequidade na distribuição de investimentos realizados e na necessidade de investimento em transporte coletivo para promover uma maior equidade e justiça no transporte.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes the perception of residents of the city of Porto Alegre about social justice in transport, public investments, justice in the space dedicated to each transport mode, and perceived quality. For this, an online questionnaire was applied, which obtained 407 responses from users, and descriptive and inferential analysis were carried out to compare perceptions concerning the different modes of transportation, stratifying by age, income, and gender. Analysis of variance and multiple comparisons of modes using Duncan's post hoc test was used. The results showed that the perceptions of each mode of transport differ significantly from each other in all analyzed items. Individual transportation has the highest perceived values over the analyzed characteristics (investment, quality, comfort, public safety, accessibility). The comparison of perception in different gender, ages, and income showed differences between perceptions of men and women for the characteristics analyzed. Most of the sample (92%) coincided with the existence of inequity in the distribution of investments and the need for investment in public transport to promote better equity and justice in transportation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTransporte urbano : Avaliaçãopt_BR
dc.subjectSocial justiceen
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectPercepção do usuáriopt_BR
dc.subjectTransportationen
dc.subjectMobilityen
dc.subjectEquityen
dc.titleJustiça social em transportes : percepção de moradores de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNogueira, Matheus Lemospt_BR
dc.identifier.nrb001139648pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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