Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.contributor.authorMartini, Larissa da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T04:40:58Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240167pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a relação entre comunicação e consumo a partir da live de reencontro do grupo musical RBD, pertencente ao mesmo universo da telenovela mexicana Rebelde. Assim, o objetivo geral é investigar os sentidos de nostalgia despertados nos fãs brasileiros a partir da live de reencontro da banda RBD. A discussão teórica engloba os conceitos de nostalgia e sua relação com a mídia; consumo cultural adaptado para as lives, expressões midiáticas constituídas de apresentações musicais em ambiente virtual e por conexão simultânea; cultura popular e práticas de fãs desde sua descrição como patologia até o entendimento atual. Referente à pesquisa empírica, qualitativa, a técnica selecionada para coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com oito fãs brasileiros do grupo musical. Os resultados mostram que Rebelde e RBD foram relevantes para os fãs como uma influência sobre a busca para atingir seus objetivos, sobre o entendimento da orientação sexual desses sujeitos e uma forma de escape para momentos difíceis. As memórias despertadas a partir da live dividiram-se em três temáticas: trajetória como fãs, infância e shows da banda. A partir da contextualização teórica, infere-se que o principal tipo de nostalgia gerado foi a doce-reflexiva. Reconhece-se que a nostalgia foi o principal sentimento citado pelos fãs em relação ao concerto virtual e que esse teve papel determinante sobre o consumo da live. Portanto, entende-se que os sentidos de nostalgia despertados nos fãs brasileiros são de deleite afetivo e voltados para recordações de bons momentos de suas vidas.pt_BR
dc.description.abstractThis study approaches the relation between communication and consumption from the virtual reunion concert of the musical group RBD, belonging to the same universe as the Mexican soap opera Rebelde. Thus, the main objective is to investigate the senses of nostalgia awakened in the Brazilian fans from the virtual reunion concert of the band RBD. The theoretical chapter covers the concepts of nostalgia and its relation with the media; cultural consumption adapted for the lives, a media expression aimed for musical presentations on virtual ambient on simultaneous connection; popular culture and fans practices from its description as pathology until current understanding. The technique selected for the empirical research, qualitative, was the semi-structured interview with eight Brazilian fans of the musical group. The results show that Rebelde and RBD were relevant to the fans as an influence for achieving their goals, understanding their sexual orientation and a way to escape from difficult times. The memories awakened through the concert were about three themes: trajectory as a fan, childhood, and the band's shows. From the theoretical contextualization, it is inferred that the primary type of nostalgia generated was the sweet-reflective. It is recognized that nostalgia was the main feeling cited by the fans, and it had a determining role in the virtual concert consumption. Therefore, it is understood that the senses of nostalgia awakened in Brazilian fans are of affective delight and aimed at memories of good times in their lives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumo culturalpt_BR
dc.subjectCultural consumptionen
dc.subjectFansen
dc.subjectFãspt_BR
dc.subjectNostalgiaen
dc.subjectSensesen
dc.subjectRebelde/RBDen
dc.titleNo me has podido olvidar: o consumo e os sentidos de nostalgia produzidos por fãs na live de reencontro do grupo RBDpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTondo, Rômulo Oliveirapt_BR
dc.identifier.nrb001142376pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem