Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuimarães, Sonia Maria Karampt_BR
dc.contributor.authorFontella, Odil Matheuspt_BR
dc.date.accessioned2010-06-22T04:18:26Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24015pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal avaliar a formação do mercado de agências digitais no Rio Grande do Sul a partir de relações sociais e econômicas desencadeadas pelo empreendedorismo institucional coletivo de empresários, reunidos em uma associação de negócios (business association). O estudo fundamenta-se teoricamente nos pressupostos da Sociologia Econômica dos Mercados. A tese busca evidenciar a relevância de estudos sociológicos sobre a atividade empresarial, notadamente das associações de negócios, com ênfase sobre as ações que uma organização do tipo desenvolve na tentativa de conferir identidade, normas, padrões e fronteiras de atuação comercial e também profissional a um mercado de origem recente, isto é, o mercado de serviços de empresas designadas como agências digitais e que possuem matriz em território gaúcho. Por agências digitais entendemos todas aquelas companhias que têm projetos de Internet como atividade-fim, bem como conteúdo para outras mídias/plataformas digitais (celulares, TV digital e games), e que se situam na interseção de áreas de criação e Comunicação Social, como a Publicidade e Propaganda, e de base técnica, no caso de Tecnologia da Informação (TI). Como resultado desta tese, apontamos qual papel que uma associação de negócios (Agadi / Abradi-RS) desempenha no mercado de agências digitais do Rio Grande do Sul e qual o estágio em que se encontra a formação desse mercado, que possui caráter híbrido, reunindo mais de uma expertise.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at evaluating the market creation of digital agencies in Rio Grande do Sul privileging the social and economic relations triggered by the collective institutional entrepreneurship within a business association. The study is based on theoretical assumptions of the Economic Sociology of Markets. The study seeks to demonstrate the relevance of sociological research on entrepreneurial activity, particularly related to a business associations, emphasizing the actions of an organization created to give identity, norms, standards and boundaries for the commercial operations as well as to a recent professional market, that is, the market for services companies designated as digital agencies with headquarters in RS. For digital agencies it is understood all those companies that work with Internet projects, as well as with content for other media / digital platforms (mobile phones, digital TV and games), and which lie at the intersection of areas of creation and the Media, as Advertising and Propaganda, and technical basis, in the case of Information Technology (IT). The study examines the role the association plays for the creation of the market for digital agencies do Rio Grande do Sul and the stage it is in the formation of this market, which has hybrid character, gathering more than one expertise.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness associationen
dc.subjectAssociação Gaúcha das Agências Digitais (AGADI)pt_BR
dc.subjectMarketsen
dc.subjectSociologia econômicapt_BR
dc.subjectEntrepreneursen
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.subjectRelações econômicaspt_BR
dc.subjectCollective institutional entrepreneurshipen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEconomic sociologyen
dc.subjectInterneten
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectDigital mediaen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleGovernança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000741933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples