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dc.contributor.advisorOliveira, Felipe Moura dept_BR
dc.contributor.authorPastl, Carolina Monego Linspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-10T04:59:14Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240100pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa busca compreender a partir da semiótica se o Projeto Credibilidade pode ser entendido como uma alternativa de enfrentamento à crise do jornalismo. Para tanto, primeiro se diagnostica o cenário: de que, com as redes sociais digitais, a crise do jornalismo vai além do âmbito financeiro. É também de credibilidade. O fim do monopólio da informação em primeira mão e a desinformação fizeram com que os usuários passassem a confrontar, por meio das sobras geradas na semiose da notícia, a autoridade da profissão no seu papel historicamente constituído: o de informar os acontecimentos à sociedade. Durante a pandemia da Covid-19, tema que embasa este trabalho, não foi diferente. E a disputa de sentidos em torno da ineficácia da cloroquina contra o vírus evidenciou a importância do jornalismo e a necessidade de sua reformulação para a sobrevivência na era da Internet. Em um segundo momento, então, se propõe a mediação qualificada como alternativa à crise, mobilizando conceitos como jornalismo enquanto forma de conhecimento, semiose da notícia, credibilidade e crenças. A proposta de mediação qualificada entende que o jornalismo deve passar a informar de modo qualificado, a partir do reconhecimento perante o público de que media a informação, tendo em vista que não é mais prerrogativa do campo informar um acontecimento na era da Internet, para renegociar sua autoridade. Semioticamente falando, seria avançar do nível do interpretante energético para o lógico na semiose da notícia. Para isso, selecionou-se 14 matérias sobre a ineficácia do medicamento contra o vírus de cinco veículos jornalísticos que integram o Projeto. Depois, se utilizou a análise do acontecimento para descrição do material empírico e se mapeou os oito indicadores de credibilidade, que recomendam a adoção de técnicas de transparência nos textos para, enfim, serem analisados os resultados. O que se percebeu foi que a iniciativa pode contribuir para o enfrentamento da crise. Mas, para tanto, precisa rever alguns dos seus indicadores, e os veículos jornalísticos precisam assumir de forma plena o seu papel de mediador qualificado. Porque, ainda que seja inegável que o legi-signo da transparência tenha orientado a semiose da notícia, reconhece-se que os indicadores são frágeis e, em alguns casos, legi-signos do jornalismo tradicional ainda são bastante presentes, o que impede a plenitude do processo de significação.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to understand from semiotics if The Trust Project can be understood as an alternative to face the journalism crisis. To do so, the scenario is first diagnosed: with digital social networks, the journalism crisis goes beyond the financial scope. It is also credible. The end of the monopoly of first-hand information and disinformation made users start to confront, through the leftovers generated in the news semiosis, the profession’s authority in its historically constituted role: of informing events to society. During the new coronavirus pandemic, subject that underlies this work, it wasn’t different. And the dispute of meanings around the ineffectiveness of chloroquine and hydroxychloroquine against the virus highlighted the importance of journalism and the need for its reformulation for survival in the Internet age. In a second moment, then, qualified mediation is proposed as an alternative to the crisis, mobilizing concepts such as journalism as a form of knowledge, news semiosis, credibility and beliefs. The proposal of qualified mediation understands that journalism must start to inform in a qualified way, from the recognition before the public that it mediates the information, considering that it is no longer the prerogative of the field to inform an event in the Internet age, to renegotiate your authority. Semiotically speaking, it would be to advance from the level of the energetic to the logical interpretant in the news semiosis. For this, 14 articles on the ineffectiveness of the two medicines against the virus were selected from five journalistic vehicles that are associated with the Project. Afterwards, the analysis of the event was used to describe the empirical material and the eight credibility indicators, which recommend the adoption of transparency techniques in the texts, were mapped to, finally, analyze the results. What was noticed was that the initiative can contribute to facing the crisis indeed. But, for that, the initiative needs to review some of its indicators and journalistic vehicles need to assume their role of qualified mediator, in the semiotic sense. Because, although it is undeniable that the legisign of transparency has guided the semiosis of the news, it is recognized that the indicators are fragile and, in some cases, legisigns of traditional journalism are still quite present, which prevents the fullness of the signification process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectJournalism crisisen
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectCredibilityen
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectDesinformationen
dc.subjectCoronavirusen
dc.subjectCovid-19 pandemicen
dc.titleA ineficácia da (hidroxi) cloroquina contra a Covid-19 no Jornalismo: uma análise semiótica do Projeto Credibilidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142176pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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