Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorTrasel, Marcelo Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Cássia Graziele Lima dept_BR
dc.date.accessioned2022-06-10T04:58:04Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240068pt_BR
dc.description.abstractAs transformações na produção e na circulação de notícias pelas quais a indústria jornalística passa nas últimas décadas, devidas a avanços tecnológicos e mudanças culturais, provocam alterações também nos veículos de imprensa do interior. Essas empresas, localizadas fora dos grandes centros e tradicionalmente voltadas ao jornalismo impresso, vêm ao longo dos últimos anos investindo em plataformas digitais. O processo de digitalização ocorre, no entanto, com ritmos distintos em cada empresa, vinculados a características econômicas e culturais das localidades as quais os veículos de mídia atendem. No ano de 2020, devido à chegada da pandemia de covid-19 e às mudanças de rotina da população em geral, observaramse alterações nesse cenário. Em curto período de tempo, a vida tornou-se mais digital e menos presencial, o que causou impacto na forma de se consumir notícias, levando a mudanças operacionais e de gestão nas empresas de mídia, que viram se intensificar a crise financeira no setor. Com o objetivo de compreender como a pandemia de covid-19 influiu na digitalização dos veículos de imprensa originalmente impressos do interior do Rio Grande do Sul, realizou-se uma pesquisa qualitativa com jornais das oito mesorregiões do estado, por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores de empresas de imprensa local do interior do Rio Grande do Sul. Dentre os principais resultados obtidos neste estudo, foi possível identificar diferenças significativas no ritmo com que a digitalização se desenrola nas empresas, o que se deve a fatores financeiros, tecnológicos e humanos. Em todas as organizações pesquisadas, a passagem do impresso para o digital sofreu influência da pandemia, seja para acelerar uma transição que já ocorria, modificar a opinião de gestores ou dar início a processos de transformação digital. Os principais entraves para a evolução do jornalismo on-line nos veículos locais de imprensa estão na dificuldade de monetizar a operação; de manter equipe capacitada; na existência de laços fortes de tradição das empresas no impresso; e na constante sobreposição de importância dada ao impresso em detrimento do digital. Os resultados também sugerem que as empresas se veem cada vez mais resignadas à perspectiva de extinção das edições impressas a médio ou longo prazo.pt_BR
dc.description.abstractThe transformations in production and the changes in the circulation of news caused by technological advances and cultural changes that the journalistic industry faces in the last decades also provoke changes in press companies from the countryside. These companies, located away from the large centers and traditionally focused on printed journalism, have been investing in digital platforms over the last few years. However, the digitization process occurs at a different pace for each company, being linked to economic and cultural characteristics of the place where the newspaper is based. The year 2020, because of the pandemic of Covid-19 and the routine changes in people's lives, brought alterations to this scenario. In a short period of time, life became more digital and less presential, impacting the way people consume news, leading to operational and management changes on the media companies, which intensified the economical crisis of the sector. In order to understand how the Covid-19 pandemic influenced the digitization of press vehicles originally printed in the interior of Rio Grande do Sul, a qualitative research was carried out with newspapers from the eight mesoregions of the State, through semistructured interviews with managers of local press companies in the countryside of Rio Grande do Sul. Among the main results obtained in this study, it was possible to identify significant differences in the pace at which digitalization takes place in companies, due to financial, technological and human factors. In all the organizations surveyed, the transition from printed to digital was influenced by the pandemic, whether accelerating the transition that was already taking place, changing the opinion of managers or initiating digital transformation processes. The main obstacles to the evolution of online journalism in local media are the difficulty of monetizing the operation; to maintain a qualified team; existence of strong ties of corporate tradition with printed newspapers; and the constant overlap of importance given to printed editions over digital. The results also suggest that companies are increasingly resigned to the prospect of the extinction of printed editions in the medium or long term.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectManagementen
dc.subjectJornalismo onlinept_BR
dc.subjectLocal journalismen
dc.subjectJornalismo localpt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectDigital journalismen
dc.subjectCrisis in journalismen
dc.subjectDigitizationen
dc.titleA incidência da pandemia de Covid-19 no processo de digitalização de jornais do interior do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142275pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem