Alternativas para incremento de novos atributos em pasta de amendoim conforme demanda do mercado de alimentos
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Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A pasta de amendoim é um produto obtido do amendoim triturado, que vem ganhando popularidade devido ao sabor e às suas propriedades benéficas, como o perfil de ácidos graxos e conteúdo de macro e micronutrientes, possuindo grande potencial para crescimento no mercado de alimentos. O desenvolvimento de novos produtos com múltiplos benefícios nutricionais e qualidade sensorial se apresenta como um desafio para a indústria de alimentos, que visa atender a um público que prioriza uma alimentação ca ...
A pasta de amendoim é um produto obtido do amendoim triturado, que vem ganhando popularidade devido ao sabor e às suas propriedades benéficas, como o perfil de ácidos graxos e conteúdo de macro e micronutrientes, possuindo grande potencial para crescimento no mercado de alimentos. O desenvolvimento de novos produtos com múltiplos benefícios nutricionais e qualidade sensorial se apresenta como um desafio para a indústria de alimentos, que visa atender a um público que prioriza uma alimentação cada vez mais saudável, natural e rica em nutrientes. O incremento com outros ingredientes de grande potencial nutricional permite unir e agregar propriedades benéficas em um único produto, assim como contribuir para diversificar a composição nutricional dos alimentos. Baseando-se nisso, o presente estudo teve como objetivo estudar as necessidades da indústria e dos consumidores a partir de revisão bibliográfica, seguida da aplicação de uma pesquisa de mercado, e propor alternativas de incremento natural de fibras dietéticas, compostos antioxidantes, vitaminas e minerais para o desenvolvimento de uma pasta de amendoim enriquecida. Para isso, foi realizado um levantamento de possibilidades viáveis, seguido da aplicação de uma pesquisa de mercado para confrontar e verificar as informações obtidas acerca dos comportamentos, hábitos da população e variáveis que definem o interesse de compra, relacionados ao produto em estudo. Foram obtidas 287 respostas, onde foi possível verificar que as motivações para consumir pasta de amendoim incluem principalmente o sabor, seguido da gordura vegetal de boa qualidade, fonte proteica, fonte de energia e a saciedade, enquanto como motivação para não consumir pasta de amendoim estão principalmente o alto custo e o valor calórico do produto. Além disso, a maioria dos respondentes afirmaram ter interesse em aumentar o consumo de porções de vegetais na alimentação diária, resposta positiva para o lançamento de um novo produto com incremento de vegetais na formulação. Os entrevistados classificaram o conteúdo de vitaminas como o atributo mais importante, seguido das fibras, minerais, e atividade antioxidante. A partir dos dados obtidos é possível observar o interesse das pessoas em alimentos com boa composição nutricional. O incremento de ingredientes naturais na pasta de amendoim pode ser uma alternativa para atender este mercado, uma vez que possibilita a redução calórica do produto e contribui para o fornecimento de um alimento mais completo, sem redução da qualidade, de maneira a expandir o acesso à alimentação saudável. ...
Abstract
Peanut butter is a product made of crushed peanuts and it has been popularizing due to his taste and beneficial properties like fatty acid profile, macro and micronutrients content, with great potential in food market. Developing new products with multiple nutritional benefits and sensorial quality is a challenge in food industry in a scenario where customers prioritize healthy, natural and rich diet. The increment of other ingredients with high nutritional content allows to add beneficial prop ...
Peanut butter is a product made of crushed peanuts and it has been popularizing due to his taste and beneficial properties like fatty acid profile, macro and micronutrients content, with great potential in food market. Developing new products with multiple nutritional benefits and sensorial quality is a challenge in food industry in a scenario where customers prioritize healthy, natural and rich diet. The increment of other ingredients with high nutritional content allows to add beneficial properties in a single product, as well as contribute to diversifying the nutritional composition of food. Then on that basis, this review intends to study industrial and customers’ needs through bibliographic and market research, proposing options for natural increment of dietary fiber, antioxidants, vitamins and minerals for development of enriched peanut butter. Viable possibilities of ingredients were polled, and a survey was applied to compare and verify the behavior and habits of costumers and variables that describes the purchase interest, related to the product under study. The survey was answered by 287 individuals, and it was possible to identify the motivations for consuming peanut butter: flavor, good vegetal fat, protein content, energy source and satiety. The motivations for non-consuming were high cost for costumer and calorific value. Besides, most respondents have interest in increase the diary intake of vegetables, a positive response to a peanut butter with added vegetables product. The interviewed rated the vitamin content as more important attribute, followed by dietary fiber, minerals and antioxidant activity. All the obtained data showed the people interest in good nutritional content. The increment of natural ingredients in peanut butter can be an alternative to attend this market since it reduces the peanut butter’s calorific value, contribute to complement the product without quality prejudice in a way to expand the access to healthy food. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Coleções
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TCC Engenharias (5997)
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