Atividades produtivas do campo, etnomatemática e a educação do movimento sem terra
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Data
2000Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação trata de uma pesquisa que desenvolvi num Curso de Magistério do MST. O processo pedagógico que coordenei esteve centrado na problematização de atividades produtivas do meio rural, a partir de uma perspectiva da Etnomatemática. Busquei investigar que potencialidades e obstáculos estão envolvidos em uma prática educativa com tais contornos e que busca formar professores e professoras para atuarem no meio rural. A parte empírica desta pesquisa foi realizada com um grupo de estudan ...
Esta dissertação trata de uma pesquisa que desenvolvi num Curso de Magistério do MST. O processo pedagógico que coordenei esteve centrado na problematização de atividades produtivas do meio rural, a partir de uma perspectiva da Etnomatemática. Busquei investigar que potencialidades e obstáculos estão envolvidos em uma prática educativa com tais contornos e que busca formar professores e professoras para atuarem no meio rural. A parte empírica desta pesquisa foi realizada com um grupo de estudantes, pertencentes ao MST, oriundos de 14 estados brasileiros. Essa diversidade de origens gerou momentos de tensão. Por outro lado, também mostrou as peculiaridades que distintas práticas produtivas do meio rural têm em comum. Tal fato reforçou a importância da incorporação no currículo escolar de tal temática. Identifiquei, em planejamentos realizados pelos estudantes, três tendências, que denominei: Problematização da Atividade Produtiva, Elaboração de Problemas e Listagem de Conteúdos. Utilizei uma abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, para realizar a parte empírica da pesquisa. As técnicas empregadas foram observação participante, entrevistas e análise de documentos, principalmente produções escritas dos estudantes. Minha análise teve como referencial teórico principal as produções na área da Educação Rural e da Etnomatemática. ...
Abstract
This dissertation deals with a research study I developed at a Teacher's Course of the Landless People Movement. The pedagogical process, based on an ethnomathematics perspective, was focused on the problematization of productive activities in the rural environment. I attempted to find out what potentials and barriers are involved in an educational practice with these outlines, seeking to prepare teachers to work in rural areas. The empirical part of this research was performed with a group of ...
This dissertation deals with a research study I developed at a Teacher's Course of the Landless People Movement. The pedagogical process, based on an ethnomathematics perspective, was focused on the problematization of productive activities in the rural environment. I attempted to find out what potentials and barriers are involved in an educational practice with these outlines, seeking to prepare teachers to work in rural areas. The empirical part of this research was performed with a group of Landless students from 14 Brazilian states. This diversity of origins led to moments of tension. On the other hand, it also showed the peculiarities that are common to different productive practices in the rural environment. This fact reinforced the importance of incorporating this theme in the school curriculum. In discussing the work performed by the students, I identified three trends that I called: Problematization of Productive Activity, Elaboration of Problems and Listing of Contents . I took a qualitative approach inspired on ethnography to perform the empirical part of the research. The techniques employed were participant observation, interviews and the analysis of documents, especially written production by the students. My analysis took as main theoretical framework the fields of Rural Education and Ethnomathematics. ...
Instituição
Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Centro de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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