Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorKirinus, Giulia Oppapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T04:40:53Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239882pt_BR
dc.description.abstractCom o surgimento da pandemia, causada pelo Coronavírus, foi necessário recorrer ao ensino remoto, isto causou apreensão na comunidade escolar uma vez que, os docentes em atividade não tiveram formação adequada para utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) na educação. Decorrente da urgência em procurar uma alternativa à impossibilidade do ensino presencial, a aplicação do ensino remoto foi feita de forma rápida, deixando muitas lacunas de aprendizagem nos estudantes. Decorrente disto, faz-se interessante analisar como a comunidade acadêmica percebia o uso das tecnologias no período anterior à pandemia e fazer uma comparação em como foi a inclusão dessas durante o modelo remoto. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura sobre o uso das TIC na educação básica, que foi composta por materiais selecionados a partir de três bases de pesquisa online. Após os resultados da revisão foi percebida a necessidade de analisar como os professores de Ciências da Natureza têm utilizado as TIC, quais suas impressões e dificuldades em relação a estas, além de buscar entender quais suas possibilidades dentro do contexto escolar. Por isto, foi proposto um questionário online com perguntas que tiveram como principal embasamento as hipóteses formadas a partir da revisão. O estudo indicou que os docentes não possuíam um conhecimento vasto das TIC e não a dominavam antes da pandemia, devido a isto, a transferência para o ensino remoto aconteceu de forma inconsistente, o que fez com que houvesse prejuízos educacionais para os estudantes que tiveram muitos problemas relacionados aos equipamentos de acesso necessários, conectividade, motivação, concentração e organização nos estudos. Além disso, percebeu-se um esforço intenso e independente dos docentes em adquirir recursos e aprender a utilizar as ferramentas rapidamente. Após o período pandêmico houve uma volta gradual das aulas presenciais o que evidenciou na visão dos professores maiores dificuldades dos estudantes em relação aos conceitos trabalhados e assim, as TIC que no ensino remoto tiveram uma função essencial podem ser neste momento ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe emergence of the pandemic, caused by the Coronavirus, it was necessary to resort to remote learning, which caused apprehension in the school community, since active teachers did not have adequate training to use Communication and Information Technologies (TIC) in education. Due to the urgency to look for an alternative to the impossibility of presential learning, the application of remote learning was done quickly, leaving many learning gaps in students. As a result, it is interesting to analyze how the academic community perceived the use of technologies in the period before the pandemic and to make a comparison of how their inclusion was during the remote model. Initially, a review of the literature on the use of TIC in basic education was carried out, which was composed of materials selected from three online research bases. After the results of the review, there was a need to analyze how Natural Science teachers have used TIC, what are their impressions and difficulties in relation to them, in addition to seeking to understand their possibilities within the school context. For this reason, an online questionnaire was proposed with questions that had as main basis the hypotheses formed from the review. The study indicated that teachers did not have a vast knowledge of TIC and did not master it before the pandemic, due to this, the transfer to remote learning happened inconsistently, which caused educational losses for students who had many problems related to the necessary access equipment, connectivity, motivation, concentration and organization in studies. In addition, there was an intense and independent effort by teachers to acquire resources and learn to use the tools quickly. After the pandemic period, there was a gradual return to presential classes, which showed, in the view of teachers, greater difficulties of students in relation to the concepts worked and thus, the TIC that in remote learning had an essential function can be tools that help in the process of learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTICen
dc.subjectPandemicen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectRemote learningen
dc.subjectTIC at elementary educationen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleDificuldades e possibilidades do uso das tecnologias da informação e comunicação na visão dos professores de ciências da natureza no contexto pandêmico e pós-pandêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001141167pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem