Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosa, Júlia Gabriele Lima dapt_BR
dc.contributor.authorLima, Luciana Leitept_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T04:40:33Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1413-2478pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239851pt_BR
dc.description.abstractMudanças em políticas públicas são acontecimentos que geram conflitos em virtude da alteração do status quo e da disputa pela alocação de recursos. Este trabalho analisa a tentativa de mudança da política nacional de educação especial, após as mudanças de governo ocorridas entre 2016 e 2019 no Brasil. Para isso, fez-se análise categorial de conteúdo em documentos produzidos ao longo da revisão da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Averiguou-se que a proposta de alteração promove a descontinuidade da inclusão escolar ao reorganizar as responsabilidades da família, do Estado e do mercado na escolarização e no atendimento educacional especializado; retomar o modelo de educação especial como modalidade alheia ao sistema de ensino regular; estimular a formação de profissionais para atuação em instituições especializadas; e fundamentar a avaliação de aprendizagem em metas e objetivos padronizados por deficiência.pt_BR
dc.description.abstractPolicy change events generates conflicts due to the change in the status quo and the dispute over the allocation of resources. This paper analyzes the attempt to change the Special Education policy, after the government changes that occurred between 2016 and 2019 in Brazil. For this, a categorical analysis of contend is made in documents produced during the review of the National Special Education Policy from the Perspective of Inclusive Education (Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva). It was found that the proposed amendment promotes the discontinuity of school inclusion by reorganizing the responsibilities of the family, the State and the market in schooling and specialized educational assistance; resuming the Special Education model as a modality outside the regular education system; encouraging the training of professionals to work in specialized institutions; and by basing the learning assessment on standardized goals and objectives for disability.en
dc.description.abstractLos cambios en las políticas públicas son eventos que generan conflictos por el cambio en el status quo y la disputa por la asignación de recursos. Este trabajo analiza un intento de cambiar la política nacional de Educación Especial, luego de los cambios de gobierno ocurridos entre 2016 y 2019 en Brasil. Para ello, se realiza un análisis categórico de contenido en documentos completos a lo largo de la revisión de la Política Nacional de Educación Especial desde la Perspectiva de la Educación Inclusiva (Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva). Se constató que la enmienda propuesta promueve la discontinuidad de la inclusión escolar al reorganizar las responsabilidades de la familia, el Estado y el mercado en la escolarización y la asistencia educativa especializada; retomar el modelo de Educación Especial como modalidad fuera del sistema educativo regular; fomentar la formación de profesionales para trabajar en instituciones especializadas; y basar la evaluación del aprendizaje en metas y objetivos estandarizados por discapacidad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 27 (2022), e270026, p. 1-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectDisabilityen
dc.subjectGovernopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectEducación especiales
dc.subjectEducación inclusivaes
dc.subjectDiscapacidades
dc.titleMuda o governo, mudam as políticas? : o caso da política nacional de educação especialpt_BR
dc.title.alternativeThe government changes, do the policies change too? : the case of the national special education policyen
dc.title.alternativeEl gobierno cambia, ¿cambian también las políticas? : el caso de la política nacional de educación especiales
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001141365pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples