Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarvalho, Thalya Gabriela Moraespt_BR
dc.contributor.authorMotta Júnior, Nelso Alfeu Da Rosapt_BR
dc.contributor.authorJornada, Júlia Mariana dos Santospt_BR
dc.contributor.authorMaske, Tamires Timmpt_BR
dc.contributor.authorHashizume, Lina Naomipt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T04:40:10Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239827pt_BR
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 exigiu adaptações na vida social dos indivíduos. Neste con-texto, o uso de ferramentas digitais permitiu que vínculos sociais fossem mantidos vir-tualmente. O presente relato de experiência tem o objetivo de descrever o que foi de-senvolvido pelo projeto de extensão ‘Ciência na Escola: entendendo a cárie dentária’, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o período pandêmico. O projeto tem a finalidade de divulgar a ciência por meio do tema da cárie dentária em escolas da rede pública do Rio Grande do Sul. Entre 2020 e 2021, o projeto desenvolveu atividades com professores e alunos por meio de ambiente virtu-al (Google Meet), além de realizar postagens em mídias sociais (Instagram e Facebook) sobre promoção de saúde/saúde bucal, incluindo informações sobre a COVID-19. Destaca-se que durante este período o projeto ampliou o seu alcance por meio das redes sociais, alcançando cerca de 1049 pessoas semanalmente e com a sua atuação virtual em escolas fora da região metropolitana de Porto Alegre. Apesar das barreiras impostas pela pandemia, como a suspensão das atividades pre-senciais por meio das quais o projeto atuava, a continuidade das atividades do projeto foi viabilizada e reinventada mediante a divulgação de conteúdos científicos por meios virtuais. O projeto permitiu experiências positivas e a interação entre os extensionistas do projeto e o público-alvo.pt_BR
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic required several adaptations in individual social life. In this context, the use of digital tools allowed social networks could be maintained virtually. This experience report aims to describe what was developed and adapted by an extension project ‘Science at School: understanding dental caries’, at the School of Dentistry in Federal University of Rio Grande do Sul during the pandemic period. The purpose of this pro-ject is to disseminate the science from the dental caries topic in public schools in Rio Grande do Sul. Between 2020 and 2021, the project carried out activities with teachers and students through a virtual environment (Google Meet), in addition to posting on social media (Instagram and Facebook) on health/oral health pro-motion, including information about COVID-19. It is noteworthy that during this period the project expanded its reach through social networks, reaching around 1049 people weekly, and through its virtual performance in schools outside the metropolitan region of Porto Alegre. Despite the barriers imposed by the pandemic, such as suspension of presential activities at school, the project was still able to disseminate scientific content through virtual ways. The project allowed positive experiences and interaction between project members and the population.en
dc.description.abstractLa pandemia de COVID-19 requirió varias adaptaciones en la vida social de los individuos. En este contexto, el uso de herramientas digitales permitió mantener virtualmente los vínculos sociales. Este informe de experiencia tiene como objetivo describir lo desarrollado y adaptado por el proyecto de extensión ‘La ciencia en la escuela: entendiendo la caries’, en la Facultad de Odontología de la Univer-sidad Federal de Rio Grande do Sul durante el período pandémico. El proyecto tiene como objetivo difundir la ciencia a través del tema de la caries dental en las escuelas públicas de Rio Grande do Sul. Entre 2020 y 2021, el proyecto desarrolló actividades con profesores y estudiantes a través de un entorno virtual (Google Meet), además de publicar en redes sociales (Instagram y Facebook) sobre la promoción de la salud/salud bucal, incluida información sobre COVID-19. Es de destacar que durante este período el proyecto amplió su alcance a través de las redes sociales, alcanzando a alrededor de 1049 personas semanalmente, y con su actuación virtual en escuelas fuera de la región metropolitana de Porto Alegre. A pesar de las barreras impuestas por la pandemia, como la suspensión de las activ-idades presenciales a través de las cuales trabajaba el proyecto, la continuidad de las actividades del proyecto fue posible y reinventada a través de la difusión de contenidos científicos a través de medios virtuales. El proyecto permitió experiencias positivas e interacción entre lós miembros del proyecto y la población.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 5, n. 2 (ago./dez. 2021), p. 63-70pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectScientific communication and disseminationen
dc.subjectComunicação e divulgação científicapt_BR
dc.subjectEducação em saúde bucalpt_BR
dc.subjectOral health educationen
dc.subjectSocial networken
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEducación a distanciaes
dc.subjectComunicación y difusión científicaes
dc.subjectEducación en salud bucales
dc.subjectRed sociales
dc.titleDivulgação da ciência pela temática da cárie dentária : um relato de experiência em ambiente virtual de aprendizagem e de redes sociais na pandemia de COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeDissemination of science through the thematic of dental caries : a report of experience in a virtual learning and social networking environment in the COVID-19 pandemicen
dc.title.alternativeDifusión de la ciencia a través de la temática de la caries dental : un informe de experiencia en un entorno de aprendizaje virtual y redes sociales en la pandemia COVID-19es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001140210pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples