Show simple item record

dc.contributor.advisorCamargo, Ricardo Antonio Lucaspt_BR
dc.contributor.authorPereira, Victor Bernardopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T04:40:09Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239825pt_BR
dc.description.abstractOs países do BRICS representam cerca de 42% da população mundial, e idealizaram sua atual organização diplomática a partir da declaração do banco de investimentos Goldman Sachs em 2001, que previu Brasil, Rússia, Índia e China como as maiores economias do mundo junto com os Estados Unidos no século XXI. A posterior adesão da África do Sul ao grupo oficializou a formação de uma força geopolítica capaz de reivindicar, em interesse comum, maior influência nas negociações internacionais, dominadas pelos países da OCDE. Assim, o denominador comum entre os membros do BRICS, apesar das culturas tão diferentes, é a constante busca pela expansão econômica, a qual se traduziria, ao fim, na cobiçada posição de poder a que esses países aspiram no cenário internacional. Sendo a política econômica o método utilizado por Estados para estimular o crescimento nacional, poderiam cinco países situados em quatro continentes distintos interpretar o caminho para o desenvolvimento de forma semelhante? A presente pesquisa estuda as suas constituições, buscando, através do Direito Econômico, apontar o que se compreende como serviço público e atividade econômica em cada contexto. Desse modo, o estudo comparado do Direito permite observar como o BRICS diverge juridicamente acerca de qual deve ser o papel do Estado na ordem econômica, e qual é a repercussão prática das diferentes concepções adotadas.pt_BR
dc.description.abstractThe BRICS countries represent around 42% of the world's population, and conceived their current diplomatic organization after a declaration by the investment bank Goldman Sachs in 2001, which predicted Brazil, Russia, India and China as the largest economies in the world together with the United States in the 21st century. South Africa's subsequent accession to the group formalized the formation of a geopolitical force capable of claiming, in the common interest, greater influence in international negotiations, dominated by OECD countries. Thus, the common denominator among BRICS members, despite such different cultures, is the constant search for economic expansion, which would ultimately translate into the coveted position of power these countries aspire to on the international stage. Since economic policy is the method used by States to encourage national growth, could five countries located on four different continents interpret the path to development in a similar way? This research studies their constitutions, seeking, through Economic Law, to point out what is understood as public service and economic activity in each context. In this way, the comparative study of Law allows us to observe how the BRICS legally diverge about what the role of the State in the economic order should be, and what is the practical repercussion of the different conceptions adopted.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomic lawen
dc.subjectAtividade econômica : Aspectos jurídicospt_BR
dc.subjectBRICS (Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul)pt_BR
dc.subjectEconomic activityen
dc.subjectPublic serviceen
dc.subjectComparative study of lawen
dc.titleDistinção entre atividade econômica e serviço público nas constituições do grupo bricspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139412pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record