Instrumentos para avaliação do estresse em discentes do curso de Enfermagem : Revisão Integrativa
dc.contributor.advisor | Souza, Sônia Beatriz Cócaro de | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Max Willian Dutra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T01:01:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/239521 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O estresse tem conhecidos efeitos mentais e psicológicos nos estudantes de enfermagem, os quais podem ter consequências negativas para a saúde. Estes efeitos podem gerar ansiedade, insônia, falta de concentração, ter problemas na vida social, dificuldades em frequentar atividades em sala de aula. A atenção com a qualidade de vida dos universitários vem sendo objeto de estudo em nível mundial, uma vez que o estudante vivencia no processo de formação acadêmica episódios de sofrimento. Diante do exposto, apresenta-se relevante a prevenção e minimização do estresse nos universitários de enferamgem, durante todas as etapas de sua formação acadêmica, fazendo-se necessário, para isso, a identificação dos principais agentes estressores e o nível de estresse. Nesse contexto, a questão desde estudo foi: quais os instrumentos estão sendo utilizados para avaliar o estresse em estudantes de enferamgem? Objetivo: vertificar na literatura quais os instrumentos estão sendo utilziados para avaliar o estresse nos estudantes de enfermagem. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa. Período de coleta dos dados foram os meses de março, abril e maio de 2019, utilizando as seguintes bases de dados; LILACS, BVS, SciELO, Embase e PubMed, com descritores: estudantes de enfermagem; estresse psicológico; estresse ocupacional. Resultados: contemplam essa revisão integrativa 17 artigos analisados, 13 (72,2%) foram publicados em inglês e 4 (27,8%) em português. Todas as publicações analisadas foram desenvolvidas em intituições universitárias. Os intrumentos encontrados foram: Avaliação de Estresse no Estudante de Enfermagem (AEEE); Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL); questionário bilingue de KEZKAK; Perceived Stress Scale (PSS); The Stressors in Nursing Students Scale- Chinese version (SINS – CN); Stress Self-Assessment Checklist; Perceived Stress Scale – 10 (PSS-10). Conclusão: A temática do presente estudo, avaliação do estresse nos discentes de enfermagem, é uma problemática mundial, sendo assim as universidades/institutos sejam eles públicos ou privados deveriam investigar a presença/ausência de sintomas de estresse nos discentes, e fomentar discussões na formulação curricular do curso de enfermagem, para que haja amenização dos sintomas, uma vez identificados. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Estresse psicológico | pt_BR |
dc.subject | Estresse ocupacional | pt_BR |
dc.title | Instrumentos para avaliação do estresse em discentes do curso de Enfermagem : Revisão Integrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001119313 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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