Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)
dc.contributor.author | Gemelli, Catia Eli | pt_BR |
dc.contributor.author | Closs, Lisiane Quadrado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T01:01:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-7330 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/239508 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no Ensino Superior publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Os resultados indicam predomínio de pesquisas sobre formação e avaliação da docência universitária; saberes e práticas docentes; precarização, condições e relações de trabalho docente. Esse panorama contribui para a identificação de tendências e lacunas teóricas e para a proposição de uma agenda potencial para avanço da pesquisa brasileira. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to map and analyze the state of the art in studies on teaching work in higher education published in Brazil in the last decade (2010-2019) through scientific articles indexed in the Scientific Eletronic Library Online (SciELO) database. A systematic review has been carried out in order to analyze quantitative and qualitative aspects of the literature using bibliometric techniques, and content analysis. The results indicate the predominance of research on training and evaluation of university teaching; teaching knowledge and practices; and precarization, conditions, and teaching work relations. This panorama contributes to identify theoretical trends and gaps, as well as to propose a potential agenda to advance Brazilian research. | en |
dc.description.abstract | Este artículo tiene por objetivo mapear y analizar el estado del arte de la producción académica sobre trabajo docente en la enseñanza superior publicada en Brasil en la última década (2010-2019), por medio de artículos científicos indexados en la base de datos Scientific Electronic Library Online (SciELO). A partir de una revisión sistemática, se analizaron aspectos cuantitativos y cualitativos de la literatura, con uso de técnicas bibliométricas y de análisis de contenido. Los resultados indican predominio de investigaciones sobre formación y evaluación de la docencia universitaria; saberes y prácticas docentes; y precarización, condiciones y relaciones de trabajo docente. Este panorama contribuye a la identificación de tendencias y lagunas teóricas y a la propuesta de una agenda potencial para avanzar en la investigación brasileña. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação e sociedade. Campinas, SP. Vol. 43 (2022), p. 1-20, e246522 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching work | en |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Revisão sistemática | pt_BR |
dc.subject | Systematic review | en |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Trabajo docente | en |
dc.subject | Educación superior | es |
dc.subject | Revisión sistemática | es |
dc.title | Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019) | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching work in higher education : analysis of scientific production published in Brazil (2010-2019) | en |
dc.title.alternative | Trabajo docente en educación superior : análisis de la producción científica publicada en Brasil (2010-2019) | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001140134 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Applied and Social Sciences (4125)