Show simple item record

dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Felipe de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T01:00:41Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0718-5162pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239480pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um mestrado acadêmico, a partir da observação e inserção do pesquisador nas aulas de uma disciplina de História da Física e Epistemologia (HFE), na licenciatura em Física de uma universidade pública do sul do Brasil. A disciplina discute a natureza da ciência (NdC) articulada com a história da Física/Ciência (HC). O objetivo deste trabalho foi investigar o papel de microepisódios de ensino, que são microaulas que agregam elementos da NdC, realizados no final da disciplina, visando instrumentalizar os licenciandos a levarem esse debate para a Educação Básica. A investigação se insere em uma linha cuja tese vertebradora é de que a NdC pode contribuir para a melhoria da aprendizagem da Física e para a promoção de uma educação científica reflexiva e cidadã. O referencial epistemológico e metodológico de Bruno Latour (2012) ofereceu suporte à construção de um “relato de risco” em que foram valorizadas as narrativas pessoais dos sujeitos de pesquisa buscando identificar os desafios que a integração da HFE ao ensino de Física vai colocando ao longo da formação inicial; cada elemento identificado foi tomado como “nó” de uma rede complexa – noção de ator-rede – que, ao ser rastreada, reve-la diferentes percepções e associações que fornecem indícios para uma melhor compreensão do porquê a NdC ainda não chega de forma explícita na educação científica.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents some results obtained from research developed during a Mas-ter’s Degree that were based on observations and participation by the researcher in a History of Physics and Epistemology (HPE) offered in a physics teacher education program at a public university in the south of Brazil. The course is aimed at integrating discussions about the Nature of Science (NoS) with the History of Physics/Science (HoS). The purpose of the research was to investigate the potential of using teaching micro episodes, which are short lectures that aggregate elements of NoS. Those micro episodes were developed by the students and presented at the end of the course to provide them with some necessary tools to bring the discussion to high school classes. This investigation is founded on the justified belief that the NoS can contribute to the better learning of physics and to achieving scientific literacy for reflexive and citizenship education. Bruno Latour (2012) supports the production of "risky accounts" that value narratives from the research subjects and tries to identify the challenges faced in the integration of HPE into physics educa-tion along with this physics teacher education program. In this "risky account," researchers, research participants, and research tools are seen as "nodes" in a complex network - the actor-network concept. Mapping this network can reveal different perceptions and associations of elements, which provides clues to a better understan-ding of why explicit NoS discussions have not yet reached basic education classes.en
dc.description.abstractEste artículo presenta resultados de una investigación desarrollada en el ámbito de una maestría académica, a partir de la observación e inserción del investigador en las clases de una disciplina de Historia de la Física y Epistemología (HFE), en la licenciatura en Física de una universidad pública brasileña. La disciplina discute la naturaleza de la ciencia (NdC) articulada con la Historia de la Física / Ciencia (HC). Con el objetivo de indagar en el papel de los micro-episodios, que son micro-clases que agregan elementos del NdC, que se realizan al final del curso, con el objetivo de instruir a los estudiantes de pregrado para llevar este debate a la Educación Básica. La investigación forma parte de una línea cuya tesis vertebradora es que el NdC puede contribuir a la mejora del aprendizaje de la Física y a la promoción de una educación científica reflexiva y ciudadana. El marco epistemológico y metodológico de Bruno Latour (2012) apoyó la construcción de un “informe de riesgos” en el que se valoraban las narrativas personales de los sujetos de investigación, buscando identificar los desaf íos que plantea la integración de la HFE con la enseñanza de la Física durante la formación inicial. ; cada elemento identificado fue tomado como un "nodo" de una red compleja - noción de actor-red - que, cuando se rastrea, revela diferentes percepciones y asociaciones que brindan pistas para una mejor com-prensión de por qué NdC aún no llega explícitamente a la enseñanza de las ciencias.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREXE : revista de estudios y experiencias en educación. Concepción. Vol. 21, n. 45 (abr. 2022), p. 183-208pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectNature of Scienceen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectTeaching microepisodesen
dc.subjectBruno Latouren
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.subjectPhysics teaching-learningen
dc.subjectActor-networken
dc.subjectNaturaleza de la cienciaes
dc.subjectMicro-episodioses
dc.subjectBruno Latoures
dc.subjectEnseñanza-aprendizaje de la Físicaes
dc.subjectActor-redes
dc.titleCaminhos para a inserção da Natureza da Ciência na Educação Básica : alguns resultados de pesquisa a partir de uma disciplina na Licenciatura de Físicapt_BR
dc.title.alternativePaths for the insertion of the nature of science in basic education : some research results from a discipline in the Physics Degreeen
dc.title.alternativeCaminos para la inserción de la naturaleza de la ciencia en la Educación Básica : algunos resultados de investigación partiendo de una disciplina en la Licenciatura en Físicaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001139700pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record