Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPires, Claudia Luisa Zeferinopt_BR
dc.contributor.authorPuebla, Giovanna de Carmenpt_BR
dc.date.accessioned2022-05-26T04:38:17Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239300pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho manifesta a singela pesquisa-ação realizada na Escola Estadual do Ensino Médio Nova Sociedade, uma escola rural do município de Nova Santa Rita – RS, situada no assentamento Itapuí, da Reforma Agrária. A intenção é apresentar parcialmente a identidade do(s) sujeito(s) estudantes do campo, a partir da coleta de dados qualitativos em uma entrevista semiestruturada, com enfoque, neste momento, em seus entendimentos acerca dos conceitos geográficos de espaço geográfico e lugar, bem como de sua relação com o território onde está a escola, fruto de luta socioterritorial. Sendo importantes atores do processo educativo, f oram entrevistadas uma vice-diretora, o educador da área de geografia, a merendeira e quatro estudantes do ensino médio . O número bastante reduzido da amostra se deve ao curto período de tempo disponível para a realização do trabalho, porém é suficiente para abrir as portas ao estudo do tema. Após as entrevistas, foi apresentada a proposta de síntese que consiste em realizar um trabalho de cartografia social da escola e arredores. As conclusões relacionam a percepção da realidade em que estão inseridas/os e seus anseios futuros, de mudança ou não.pt_BR
dc.description.abstractThe present work manifests the simple action-research carried out at Escola Estadual do Ensino Médio Nova Sociedade, a rural school in the city of Nova Santa Rita – RS, located in the Itapuí settlement, under the Agrarian Reform. The intention is to present part of the identity of the subject(s) students from rural areas, by collecting qualitative data in a semi-structured interview, focusing, at this moment, on their understanding of the geographical concepts of geographical space and place, as well as their relationship with the territory where the school is located, resultant of a socio-territorial struggle. As important actors in educational process, a deputy director, the geography educator, the lunch lady and four high school students were interviewed. The very small number of the sample is due to the short period of time available for carrying out the work, but it is enough to open the doors to the study of the subject. After the interviews, a synthesis proposal was presented, which consists of carrying out a work of social cartography of the school and surroundings. The conclusions relate the perception of the reality in which they are inserted and their future desires, for change or not.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectRural educationen
dc.subjectRural schoolen
dc.subjectSocial cartographyen
dc.titleEducação territorializada : o sujeito estudante do campopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCorrêa, Christiano Teixeirapt_BR
dc.identifier.nrb001141717pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples