Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.contributor.authorLuerce, Thiago Diaspt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T04:46:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239108pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo propor um roteiro de trabalho de campo que tem como eixo central os temas Planície Costeira do Rio Grande do Sul e da “Saga de Garibaldi”, capítulo histórico do estado ocorrido durante a Revolução Farroupilha, que possa ser utilizado como uma atividade pedagógica interdisciplinar entre Geografia e História a ser aplicada na 1º série do Ensino Médio. Neste sentido, o trabalho apresenta uma revisão teórico-bibliográfica sobre a importância do trabalho de campo para o ensino de Geografia, bem como acerca das potencialidades do trabalho de campo para o ensino-aprendizagem interdisciplinar; e, ainda, realiza uma análise do potencial da utilização da área de estudo para esta finalidade. A metodologia do estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter empírico-exploratório, baseada na técnica do trabalho de campo. Como resultados, apresenta-se o roteiro do trabalho de campo, com 12 pontos de parada, nos quais há um texto explicativo e uma sequência de atividades propostas, além das habilidades e competências da BNCC da área de Ciências Humanas que poderiam ser trabalhadas neste percurso. Por fim, considera-se que o trabalho de campo aqui proposto apresenta grande potencial, tanto para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia, como para a promoção de atividades e abordagens interdisciplinares.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to propose a educational fieldwork route that has as its central axis the themes of the Coastal Plain of Rio Grande do Sul’ s state and “The Garibaldi’ s Journey”, a historical chapter of the state that occurred during the Farroupilha’ s Revolution, which could be used as a interdisciplinary pedagogical activity between Geography and History to be applied at the 1st grade of High School. In this sense, this paperwork presents a theoretical and bibliographical review on the importance of the fieldwork to the teaching of Geography , as well as on the potential of it to interdisciplinary teaching-learning process; and also, make an analysis of the potential use of the study area for this purpose. The study methodology consists in a qualitative research of an empirical and exploratorical character , based on the fieldwork technique. As a result, the fieldwork route is presented, with 12 stopping points, in which there is an explanatory text and a sequence of proposed activities, in addition to the education skills and competencies of the Human Sciences area of the BNCC that could be approached on this route. Finally , it is considered that the fieldwork proposed has great potential, both for the teaching-learning process in Geography , and for the promotion of interdisciplinary activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEducational Fieldworken
dc.subjectTeaching of Geographyen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTrabalho de campopt_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectPlanície costeira (RS)pt_BR
dc.subjectCoastal Plainen
dc.subjectGaribaldi’s Journeyen
dc.titleA Importância do trabalho de campo no ensino de Geografia : proposta de trabalho de campo interdisciplinar da "Saga de Garibaldi" na Planície Costeira do RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001141360pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples