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dc.contributor.advisorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.authorDall'Agnol, Luísa Fochesatopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T04:44:26Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238939pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo investigar as práticas educativas e os comportamentos de pais e mães, cujos filhos pré-escolares apresentavam problemas de comportamento externalizantes. Para tanto, participaram quatro famílias, pai, mãe e criança. As crianças tinham entre 4 e 5 anos, sendo duas do sexo masculino e duas do sexo feminino. As quatro famílias eram de nível sócio-econômico médio. As famílias foram contatadas a partir de indicações de escolas de educação infantil, públicas e particulares, da cidade de Porto Alegre. Tal estudo faz parte de um projeto maior intitulado: “Relação pais-criança e problemas de comportamento externalizantes: contribuições de uma intervenção para pais baseada na Terapia Cognitiva Focada em Esquemas” (Bortolini, Wainer & Piccinini, 2016). Após o primeiro contato, as famílias participaram de uma avaliação inicial para verificar se atendiam aos critérios de participação no presente estudo. Nessa ocasião, os pais assinaram o TCLE, preencheram à Ficha de dados demográficos da família, e responderam à Entrevista de desenvolvimento infantil e ao CBCL (Child Behaviour Checklist). Foi então, realizada a Observação da interação pais-criança, a qual foi posteriormente descrita e analisada, para fins do presente estudo. Os dados foram examinados através de análise temática, com base em um conjunto de categorias sobre práticas educativas e comportamentos parentais. Os resultados do presente estudo corroboram com a literatura, uma vez que foram observadas diversas associações entre as práticas educativas e os comportamentos das mães e dos pais com os problemas de externalização dos filhos. Por exemplo, comportamentos parentais coercitivo, inadequado, demandante, intrusivo e de não engajamento estiveram presentes nas interações das mães e dos pais com seus filhos. Estes achados são muito importantes tendo em vista que, na idade pré-escolar, importantes processos do desenvolvimento são constituídos na interação com os pais. A observação da interação da criança com a mãe e o pai realizada neste estudo, revelou o quanto práticas e comportamentos parentais inadequados, podem estar presentes na relação pais-filhos, quando o filho apresenta problemas de comportamento infantil. Palavras chave: práticas educativas parentais; comportamentos parentais; problemas de comportamento externalizante.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectRelação pais-filhospt_BR
dc.subjectCriancas pre-escolarespt_BR
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.titlePráticas educativas e comportamentos parentais em famílias com crianças pré-escolares que apresentam problemas de comportamento externalizantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBortolini, Marcelapt_BR
dc.identifier.nrb001066299pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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