Práticas educativas e comportamentos parentais em famílias com crianças pré-escolares que apresentam problemas de comportamento externalizantes
dc.contributor.advisor | Piccinini, Cesar Augusto | pt_BR |
dc.contributor.author | Dall'Agnol, Luísa Fochesato | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T04:44:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/238939 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo investigar as práticas educativas e os comportamentos de pais e mães, cujos filhos pré-escolares apresentavam problemas de comportamento externalizantes. Para tanto, participaram quatro famílias, pai, mãe e criança. As crianças tinham entre 4 e 5 anos, sendo duas do sexo masculino e duas do sexo feminino. As quatro famílias eram de nível sócio-econômico médio. As famílias foram contatadas a partir de indicações de escolas de educação infantil, públicas e particulares, da cidade de Porto Alegre. Tal estudo faz parte de um projeto maior intitulado: “Relação pais-criança e problemas de comportamento externalizantes: contribuições de uma intervenção para pais baseada na Terapia Cognitiva Focada em Esquemas” (Bortolini, Wainer & Piccinini, 2016). Após o primeiro contato, as famílias participaram de uma avaliação inicial para verificar se atendiam aos critérios de participação no presente estudo. Nessa ocasião, os pais assinaram o TCLE, preencheram à Ficha de dados demográficos da família, e responderam à Entrevista de desenvolvimento infantil e ao CBCL (Child Behaviour Checklist). Foi então, realizada a Observação da interação pais-criança, a qual foi posteriormente descrita e analisada, para fins do presente estudo. Os dados foram examinados através de análise temática, com base em um conjunto de categorias sobre práticas educativas e comportamentos parentais. Os resultados do presente estudo corroboram com a literatura, uma vez que foram observadas diversas associações entre as práticas educativas e os comportamentos das mães e dos pais com os problemas de externalização dos filhos. Por exemplo, comportamentos parentais coercitivo, inadequado, demandante, intrusivo e de não engajamento estiveram presentes nas interações das mães e dos pais com seus filhos. Estes achados são muito importantes tendo em vista que, na idade pré-escolar, importantes processos do desenvolvimento são constituídos na interação com os pais. A observação da interação da criança com a mãe e o pai realizada neste estudo, revelou o quanto práticas e comportamentos parentais inadequados, podem estar presentes na relação pais-filhos, quando o filho apresenta problemas de comportamento infantil. Palavras chave: práticas educativas parentais; comportamentos parentais; problemas de comportamento externalizante. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Relação pais-filhos | pt_BR |
dc.subject | Criancas pre-escolares | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas e comportamentos parentais em famílias com crianças pré-escolares que apresentam problemas de comportamento externalizantes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Bortolini, Marcela | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001066299 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Psicologia (438)