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dc.contributor.advisorSouza, José Otávio Catafesto dept_BR
dc.contributor.authorBuchain, Tainá Távora Alfonsinpt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T04:44:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238901pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Ciências Sociais é o relato da experiência de estágio em uma escola indígena na aldeia Tekoá Jata’ity, na comunidade do Cantagalo, município de Viamão/RS, inserido na pedagogia diferenciada, que garante aos indígenas o direito a uma educação que respeite a recuperação de suas memórias, a reafirmação de suas identidades étnicas e a valorização das línguas e ciências, bem como a garantia ao acesso à informação, aos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não indígenas. Tem como objetivos observar como esta política é aplicada dentro da escola e a efetividade na execução das leis. O estudo é feito a partir da vivência do estágio dentro da Tekoá na escola, bem como das trocas com professores e coordenadores da escola e toda a comunidade Mbyá Guarani que, desde a mais tenra idade até a mais avançada, se fazem presentes e apropriados daquele espaço: Nhemboé (A escola). Os resultados colhidos durante essa pequena temporada mostram que a escola tem um funcionamento dentro dos parâmetros exigidos pelo estado e ao mesmo tempo tem um modo de funcionamento próprio aos Mbyá Guarani, de acordo com o “Mbyáreko” (modo de ser Guarani), no qual a temporalidade e a cosmologia estão muito presentes. Observou-se que, por serem zelosos pela preservação de sua cultura, durante muito tempo foram contrários às escolas nas aldeias; porém, hoje é crescente essa demanda, como forma de compreender o mundo dos brancos e criar uma maior interação com a sociedade não indígena.pt_BR
dc.description.abstractThis final work of the Social Sciences Degree is a report of the practical experience in an indigenous school in the Tekoá Jata'ity community, Cantagalo, Viamão, Rio Grande do Sul state, Brazil. It was developed within the differentiated pedagogy, which guarantees the indigenous people the right to an education respecting the recovery of their memories, the reinforcement of their ethnic identity and the valorization of languages and sciences, as well as the access to the information, technical and scientific knowledge of the national, and other indigenous and non-indigenous peoples’ societies. Its objectives were observing the implementation of this policy within the school and the effectiveness of law enforcement. The study was based on the experience within the Tekoá school during the practice, as well as the exchanges among teachers and school coordinators and the entire Mbyá Guarani community, which from toddlers to elder people are present, and appropriate in that space: Nhemboé (the School). The findings of this short experience show that the school runs within the state's requirements and, at the same time, has its own operation mode, the one of the Mbyá Guarani, according to the "Mbyárekó" (Guarani mode), where temporality and cosmology are very present. Because they are careful about the preservation of their culture, they have been against schools in the villages for a long time, but nowadays, this demand is growing, as a way of understanding the world of white people and creating greater interaction with the non-indigenous society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMbyá Guaranien
dc.subjectÍndios mbyá-guaranipt_BR
dc.subjectIndigenous schoolen
dc.subjectEscola indígenapt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectDifferentiated pedagogyen
dc.titleO olhar etnopedagógico sobre uma escola diferenciada dentro da terra indígena mbyá guarani : tekoá jata’ity, Viamão/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRaizer, Leandropt_BR
dc.identifier.nrb001141131pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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