Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMuller, Claudio Josept_BR
dc.contributor.authorAvritchir, Ariel Aizembergpt_BR
dc.date.accessioned2022-05-17T04:49:39Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238709pt_BR
dc.description.abstractRecorrente tema de pesquisas, o ambiente organizacional em que empresas estão inseridas é um importante fator para compreender e avaliar a situação da própria organização. Conceitos de Administração Estratégica e Inteligência Competitiva são comumente utilizados para contextualizar tal ambiente, identificando os diferentes atores e fatores macro ambientais que devem ser considerados ao analisar o mesmo. A partir disso, realizou-se um estudo-ação a partir de metodologias adaptadas da literatura com o intuito de desenvolver e aplicar uma esquemática que trate de mapear e detalhar as características estruturais de indústrias. Com o intuito de testar e avaliar a esquemática desenvolvida, aplicou-se a mesma com o objetivo de caracterizar a ‘Indústria da Música no Brasil’. Para isso, inicialmente, uma metodologia selecionada da literatura é apresentada e adaptada, a fim de atender melhor aos objetivos do trabalho. Em seguida, a metodologia adaptada é então aplicada ao contexto da indústria musical, através de técnicas de inteligência competitiva. Por último, dados coletados da Internet são analisados a fim de descrever a indústria de forma mais aprofundada. Além dos resultados provenientes da análise da indústria da música, os resultados apontam para uma esquemática objetiva que possibilita análises detalhadas sobre de ecossistemas industriais.pt_BR
dc.description.abstractA recurrent subject in researches, the organizational environment where companies are located in is an important factor for understanding and evaluating the organization’s current situation. Concepts from Strategic Management and Competitive Intelligence are commonly used to describe the environment, identifying different actors and environmental factors that should be considered when describing it. From this context, the current study engaged in a action-research based on adapted methodologies selected from the literature focused on mapping and detailing structural characteristics from industries. With the objective of testing and evaluating the proposed framework, the proper what applied on characterizing the Brazilian Music Industry. In order to achieve it, a methodology was selected and adapted from the literature to be used as a base for the study. After, the adapted method was applied for analysing the music industry in Brazil in parallel with Competitive Intelligence techniques. Lastly, data from the Internet was collected and analysed in order to describe the industry in more detail. Besides the information generated from analysing the industry, the results showed that the framework is very objective and generates as an output a detailed and organized map of the studied industry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectOrganizational environmenten
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectCompetitive intelligenceen
dc.subjectInteligência competitivapt_BR
dc.subjectMusic industryen
dc.subjectIndústria da músicapt_BR
dc.titleAnálise e ecossistemas de indústrias através de técnicas de administração estratégica e inteligência competitivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001110384pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem