Análise e ecossistemas de indústrias através de técnicas de administração estratégica e inteligência competitiva
Fecha
2019Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Recorrente tema de pesquisas, o ambiente organizacional em que empresas estão inseridas é um importante fator para compreender e avaliar a situação da própria organização. Conceitos de Administração Estratégica e Inteligência Competitiva são comumente utilizados para contextualizar tal ambiente, identificando os diferentes atores e fatores macro ambientais que devem ser considerados ao analisar o mesmo. A partir disso, realizou-se um estudo-ação a partir de metodologias adaptadas da literatura ...
Recorrente tema de pesquisas, o ambiente organizacional em que empresas estão inseridas é um importante fator para compreender e avaliar a situação da própria organização. Conceitos de Administração Estratégica e Inteligência Competitiva são comumente utilizados para contextualizar tal ambiente, identificando os diferentes atores e fatores macro ambientais que devem ser considerados ao analisar o mesmo. A partir disso, realizou-se um estudo-ação a partir de metodologias adaptadas da literatura com o intuito de desenvolver e aplicar uma esquemática que trate de mapear e detalhar as características estruturais de indústrias. Com o intuito de testar e avaliar a esquemática desenvolvida, aplicou-se a mesma com o objetivo de caracterizar a ‘Indústria da Música no Brasil’. Para isso, inicialmente, uma metodologia selecionada da literatura é apresentada e adaptada, a fim de atender melhor aos objetivos do trabalho. Em seguida, a metodologia adaptada é então aplicada ao contexto da indústria musical, através de técnicas de inteligência competitiva. Por último, dados coletados da Internet são analisados a fim de descrever a indústria de forma mais aprofundada. Além dos resultados provenientes da análise da indústria da música, os resultados apontam para uma esquemática objetiva que possibilita análises detalhadas sobre de ecossistemas industriais. ...
Abstract
A recurrent subject in researches, the organizational environment where companies are located in is an important factor for understanding and evaluating the organization’s current situation. Concepts from Strategic Management and Competitive Intelligence are commonly used to describe the environment, identifying different actors and environmental factors that should be considered when describing it. From this context, the current study engaged in a action-research based on adapted methodologies ...
A recurrent subject in researches, the organizational environment where companies are located in is an important factor for understanding and evaluating the organization’s current situation. Concepts from Strategic Management and Competitive Intelligence are commonly used to describe the environment, identifying different actors and environmental factors that should be considered when describing it. From this context, the current study engaged in a action-research based on adapted methodologies selected from the literature focused on mapping and detailing structural characteristics from industries. With the objective of testing and evaluating the proposed framework, the proper what applied on characterizing the Brazilian Music Industry. In order to achieve it, a methodology was selected and adapted from the literature to be used as a base for the study. After, the adapted method was applied for analysing the music industry in Brazil in parallel with Competitive Intelligence techniques. Lastly, data from the Internet was collected and analysed in order to describe the industry in more detail. Besides the information generated from analysing the industry, the results showed that the framework is very objective and generates as an output a detailed and organized map of the studied industry. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (35908)Tesinas Ingenierías (5679)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License