Estatística com projetos : uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental
dc.contributor.advisor | Moraes, João Feliz Duarte de | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Carlos Alexandre Silva dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T04:52:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/238528 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve o objetivo de analisar como um estudo baseado em Projetos de Aprendizagem pode contribuir para a formação de estudantes mais críticos e atuantes na sociedade. Participaram deste estudo 27 alunos do sétimo ano de uma escola do Ensino Fundamental do município de Guaíba, estado do Rio Grande do Sul. Nesse estudo os aprendizes realizaram coleta de dados a partir de um tema de sua livre escolha, realizaram o tratamento das observações coletadas, criaram gráficos em planilhas eletrônicas e elaboraram seus relatos em editores de texto. Durante a apresentação dos resultados em forma de slides, verificamos intensa discussão e debate com seus pares. Foram escolhidos por eles temas como alimentação mais saudável, preconceitos, religiões, esportes preferidos, animais de estimação, aplicativos mais utilizados pelos adolescentes e comportamento dos jovens em sala de aula. Também realizamos uma enquete com vinte professores de matemática desse município para averiguar como tem sido a inserção da Estatística na sua prática pedagógica, as principais dificuldades percebidas e como têm se posicionado em relação às propostas da Base Nacional Curricular Comum. Os dados da pesquisa foram recolhidos pelas respostas dos docentes e relatos e escritos dos alunos em todas as etapas do estudo. As informações recolhidas foram analisadas por meio da pedagogia de projetos, preceitos da Educação Crítica e as aptidões básicas da Estatística em autores nacionais e internacionais. Houve uma intensa troca de ideias por parte dos nossos aprendizes que, na busca por respostas a seus questionamentos, tiveram contato com a investigação. Por meio de gráficos, quadros e tabelas, expuseram suas conclusões demonstrando uma excelente capacidade na argumentação. Nossos resultados sugerem, de acordo com a literatura estudada, que essa forma de pedagogia contribuiu para a formação de educandos mais críticos e com pensamentos mais reflexivos em relação ao mundo. O produto final dessa pesquisa foi um relato dessa experiência voltado para ajudar docentes que tenham o interesse em iniciar o trabalho com projetos de aprendizagem explorando as habilidades básicas da Estatística. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aimed to analyze how a study based on Learning Projects can contribute to the formation of more critical and active students in society. 27 students from the seventh year of a primary school in the municipality of Guaíba, state of Rio Grande do Sul participated in this study. In this study, students performed data collection based on a theme of their choice, carried out the treatment of observations collected. , created charts in spreadsheets and made their reports in text editors. During the presentation of the results on slides, we observed intense discussion and debate with the peers. They chose topics such as healthier eating, prejudices, religions, favorite sports, pets, apps most used by teenagers and the behavior of young people in the classroom. We also conducted a survey with twenty mathematics teachers from that municipality to find out how statistics have been inserted in their pedagogical practice, the main perceived difficulties and how they positioned themselves in relation to the proposals of the Common National Curriculum Base. The research data were collected through the responses of the teachers and the reports and writings of the students at all stages of the study. The collected information was analyzed through the pedagogy of projects, the precepts of Critical Education and the basic skills of Statistics in national and international authors. There was an intense exchange of ideas on the part of our apprentices who, in the search for answers to their doubts, had contact with the investigation. Through graphs, charts and tables they exposed their conclusions demonstrating excellent argumentative ability. Our results suggest, according to the researched literature, that this form of pedagogy contributed to the formation of more critical students and with more reflective thoughts in relation to the world. The final product of this research was an account of this experience in order to help teachers interested in starting to work on learning projects that explore the basic skills of statistics. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Statistical education | en |
dc.subject | Educação Estatística | pt_BR |
dc.subject | Critical statistics | en |
dc.subject | Estatística crítica | pt_BR |
dc.subject | Projeto de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Statistical literacy | en |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Learning projects | en |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.title | Estatística com projetos : uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001140916 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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