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dc.contributor.advisorSouza, Klester dos Santospt_BR
dc.contributor.authorPietroski, Suzanapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T04:49:54Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238436pt_BR
dc.description.abstractA escola, como espaço de formação cidadã e de disseminação de informações, deve estar atenta às demandas da sociedade atual. Para tanto, é preciso que os professores de Química pensem em propostas pedagógicas considerando tais propósitos. Com base nesse eixo norteador, e adotando uma metodologia de pesquisa investigativa de caráter qualitativo, este trabalho avaliou a inserção da temática do parto humano em aulas de Química do 3º ano do ensino médio de uma escola pública a partir da proposta de uma sequência didática. O material produzido apresenta a Química do parto natural em um formato paradidático, voltado ao público jovem, discutindo os aspectos sociais e contextualizando, de forma articulada, os conteúdos químicos que se desdobram no estudo deste tema. Por intermédio do fenômeno do nascimento foi possível abordar as representações moleculares de alguns hormônios, conhecendo as funções orgânicas presentes, além das interações moleculares que podem ocorrer com os transportadores e receptores hormonais. As conclusões obtidas permitiram verificar que a temática proposta favoreceu a aprendizagem de conteúdos químicos, além de oportunizar a reflexões acerca dos problemas de saúde pública atrelados ao tema.pt_BR
dc.description.abstractHigh school as a space for citizenship education and dissemination of information must be aware of the society current demands. Therefore, it is necessary that Chemistry teachers think about pedagogical proposals considering such demands. Based on this and employing an investigative research methodology of a qualitative nature, this work evaluated the insertion of the topic human birth in Chemistry classes at the last year of high school at a public school. The material produced presents the Chemistry of natural childbirth in a para-didactic format, aimed at young people, discussing social aspects, and contextualizing in an articulated way, the chemical topics that unfold in the study of this theme. Through the event of birth, it was possible to approach the molecular representation of some hormones, organic functions presented and the molecular interactions that can occur with hormone transporters and receptors. The conclusions obtained allowed us to verify that the proposed topic supported the learning of chemical concept in addition to providing opportunities for reflections on public health problems linked to the topic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectContextualization of teaching chemistryen
dc.subjectChildbirthen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectPartopt_BR
dc.subjectHormonesen
dc.subjectHormôniospt_BR
dc.subjectEducational sequenceen
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleA química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPazinato, Maurícius Selveropt_BR
dc.identifier.nrb001140032pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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