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dc.contributor.advisorSimoni Junior, Sergiopt_BR
dc.contributor.authorPiazza, Maria Alice da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T04:50:58Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238365pt_BR
dc.description.abstractEm que medida os prefeitos transferem votos para seus co-partidários candidatos à presidência? O potencial de transferência é afetado por suas escolhas fiscais e de gestão? Diversos estudos sobre as eleições presidenciais brasileiras encontram o interessante resultado de que candidatos presidenciais do PT, diferentemente do PSDB, têm punição eleitoral nas cidades governadas por seus co-partidários. As características e as explicações para esse fenômeno, no entanto, foram pouco exploradas. O objetivo deste estudo consiste em testar a hipótese de que o desempenho dos prefeitos frente à gestão municipal influencia as eleições nacionais. Com o intuito de responder a essa pergunta são empregadas duas teorias ou conceitos gerais: o primeiro é o efeito coattail - particularmente a variante do efeito coattail reverso -; e o segundo é o modelo de agência política - uma derivação do modelo do voto retrospectivo. Baseando-se nos trabalhos produzidos por ambas as vertentes, parte-se de dois pressupostos: 1) os eleitores podem adotar um esquema de avaliação conjunta do partido em diferentes níveis - tanto pela relevância das siglas partidárias do PT e PSDB formada ao longo de vinte anos de disputas nacionais, quanto pela identificação de vantagens que o alinhamento entre a esfera federal e municipal proporciona ao seu bem-estar, via transferência de recursos; e 2) os interesses dos prefeitos e candidatos à presidência são correlacionados: ambos sabem que precisam oferecer bem-estar para os eleitores, pois isso aumenta a probabilidade de reeleição e, além disso, também querem que seus correligionários também permaneçam no poder. Para testar as hipóteses, contou-se com informações sobre os resultados das eleições presidenciais e municipais e dados sobre a gestão fiscal dos municípios, em um período de catorze anos (2000 a 2014), e empregou-se o método de regressão linear multivariado com inclusão de termos interativos. Os resultados obtidos sugerem que a gestão municipal é um elemento importante para entender o desempenho eleitoral dos candidatos à presidência em municípios governados por co-partidários. O estudo demonstrou que o desempenho no nível local pode tanto aumentar quanto diminuir a votação presidencial, e que esses efeitos ocorrem não apenas com o PT, um partido amplamente reconhecido pela força da sigla partidária, mas também com o PSDB, indicando que os eleitores podem empreender uma avaliação multinível mesmo em partidos sem uma marca partidária forte.pt_BR
dc.description.abstractTo what extent do mayors transfer votes to their fellow presidential candidates? Is the transfer potential affected by their fiscal and management choices? Several studies on Brazilian presidential elections find the interesting result that PT presidential candidates have electoral punishment in cities governed by their co-partisans, which would not happen with other parties. The characteristics and explanations for this phenomenon, however, have been little explored. The objective of this study is to test the hypothesis that the performance of mayors in relation to municipal management influences national elections. In order to answer this question, two theories or general concepts are used: the first is the coattail effect - particularly the variant of the reverse coattail effect -; and the second is the political agency model - a derivation of the retrospective voting model. Based on the work produced by both sides, we start from two assumptions: 1) voters can adopt a scheme of joint evaluation of the party at different levels - both because of the relevance of PT and PSDB party acronyms formed over twenty years of national disputes, as well as the identification of advantages that the alignment between the federal and municipal spheres provides for voters’ well-being, through the transfer of resources; and 2) the interests of mayors and presidential candidates are correlated: both know that they need to provide wellbeing to voters, as this increases the probability of reelection and, in addition, they also want their coreligionists to remain in power. To test the hypothesis, we used information from the results of presidential and municipal elections and data from the fiscal management of municipalities, over a period of fourteen years (2000 to 2014), and we used the multivariate linear regression method with the inclusion of interactive terms. The results obtained suggest that municipal management is an important element to understand the electoral performance of presidential candidates in municipalities governed by co-partisans. The study shows that performance at the local level can either increase or decrease the presidential vote, and that these effects occur not only with the PT, a party widely recognized for the strength of its party acronym, but also with the PSDB, indicating that voters can undertake a multi-level assessment even in parties without a strong party brand.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEleições : Brasilpt_BR
dc.subjectNational electionsen
dc.subjectGestão municipalpt_BR
dc.subjectReverse Coattail Effecten
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectMunicipal Managementen
dc.titleSmells like team spirit? : a análise da gestão municipal para o voto retrospectivo nas eleições para presidentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140310pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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