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dc.contributor.advisorNogueira, Isabel Portopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Thaís Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-05T04:45:31Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238274pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem como objetivo principal refletir sobre música e gênero na universidade a partir do repertório para violão interpretado nesse contexto, propondo levantamento e análise musical feminista de um recorte de obras de mulheres compositoras, das quais construí interpretação nos recitais de mestrado: Prélude, Allemande, Sarabande e Gigue de Mlle Bocquet (?-1660), Su un tema di Mercadante de Emilia Giuliani-Guglielmi (1813-1850), Carnaval de Venise de Catharina Pratten (1821-1895), Impresiones Argentinas de María Luisa Anido (1907-1996) e Suíte Imperial de Clarisse Leite (1917-2003). O referencial teórico das discussões de gênero aqui propostas delineiam a produção do campo de música e gênero e o olhar das epistemologias feministas, através dos trabalhos de Margareth Rago (1996), Linda O’keeffe e Isabel Nogueira (2018), Camila Zerbinatti, Isabel Nogueira e Joana Pedro (2018), Tânia Neiva (2018), Lucy Green (1997) e a metodologia de análise musical feminista de Ellie Hisama (2000). As reflexões no âmbito da universidade dialogam com dados recolhidos em provas específicas sobre o repertório para violão solo requerido, sendo quase estritamente de homens compositores e de perfil semelhante ao repertório interpretado em cursos de bacharelado e licenciatura em música. Assim, tematizo repertório como currículo sendo um conceito em potencial para refletir sobre gênero, devido às relações de poder e estrutura patriarcal desse processo. Proponho essas reflexões de forma inerente com a prática interpretativa no violão, que por sua vez expressa essas relações através da escolha de repertório. Portanto, fiz um levantamento de obras de mulheres compositoras para violão solo com partituras a partir da pesquisa de Mayara Amaral (2017), da listagem de Heike Matthiesen (2020), demais referenciais e contatos colaborativos, realizando a análise do recorte das cinco obras escolhidas. Através dessa pesquisa foi possível refletir sobre a desigualdade de gênero ainda presente no repertório para violão interpretado na universidade e contribuir com o levantamento de repertório composto por mulheres, trazendo informações sobre obras e compositoras, além de expor o processo de ressignificação que a pesquisa feminista provocou em minha prática interpretativa. Por meio de relatos do projeto Mulheres Compositoras para Violão, foi possível comentar a difusão desse repertório no cenário musical, bem como mencionar iniciativas individuais e coletivas na busca de incorporar a diversidade de gênero na performance violonística.pt_BR
dc.description.abstractThis master's dissertation has as main objective to reflect on music and gender at the university from the repertoire for guitar interpreted in this context, proposing a feminist musical survey and analysis of a cut of works by women composers, of which I construct interpretation in the master's recitals: Prélude, Allemande, Sarabande e Gigue by Mlle Bocquet (?-1660), Su un tema di Mercadante by Emilia Giuliani-Guglielmi (1813-1850), Carnaval de Venise by Catharina Pratten (1821-1895), Impresiones Argentinas by María Luisa Anido (1907-1996) and Suíte Imperial by Clarisse Leite (1917-2003). The theoretical framework of gender discussions proposed here outlines the production of the field of music and gender and the look of feminist epistemologies, through the works of Margareth Rago (1996), Linda O'keeffe and Isabel Nogueira (2018), Camila Zerbinatti, Isabel Nogueira and Joana Pedro (2018), Tânia Neiva (2018), Lucy Green (1997) and the methodology of feminist music analysis by Ellie Hisama (2000). Reflections within the university dialogue with data collected in specific tests on the repertoire for solo guitar required, being almost strictly of male composers and with a profile similar to the repertoire performed in bachelor and degree courses in music. Thus, I thematize repertoire as curriculum being a potential concept to reflect on gender, due to the power relations and patriarchal structure of this process. I propose these reflections inherently with the interpretive practice on the guitar, which in turn expresses these relationships through the choice of repertoire. Therefore, I did a survey of works by women composers for solo guitar with sheet music based on the research of Mayara Amaral (2017), the list of Heike Matthiesen (2020), other references and collaborative contacts, performing the analysis of the cut of the five chosen works. Through this research, it was possible to reflect on the gender inequality still present in the repertoire for guitar played at the university and to contribute to the survey of a repertoire composed of women, bringing information about works and composers, in addition to exposing the process of resignification that feminist research provoked in my interpretive practice. Through reports from the Mulheres Compositoras para Violão project, it was possible to comment on the diffusion of this repertoire in the music scene, as well as to mention individual and collective initiatives in the search to incorporate gender diversity in guitar performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViolao : Repertoriopt_BR
dc.subjectWomen composersen
dc.subjectRepertoire for guitaren
dc.subjectEpistemologia feministapt_BR
dc.subjectFeminist epistemologiesen
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectMusical analysisen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGender and musicen
dc.titleReflexões sobre música e gênero na universidade a partir de levantamento e análise musical feminista de obras de mulheres compositoras para violãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140645pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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