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dc.contributor.advisorSalvatori, Maristelapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Alice Porto dospt_BR
dc.date.accessioned2022-05-05T04:44:34Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238253pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo aborda uma série de proposições artísticas que visam articular símbolos e documentos presentes na linguagem das manifestações feministas na contemporaneidade, através de apropriações e deslocamentos de documentos e símbolos relativos a reivindicações políticas do movimento de resistência das mulheres, das ruas ao ciberativismo feminista, assim como seus atravessamentos e aproximações com a história da arte e cultura popular brasileira, a fim de refletir, expandir e reinventar alguns aspectos da comunicação contemporânea nos espaços públicos, desde a rua até as redes sociais, e sobre os efeitos das novas tecnologias nas trocas e afetividades. Os desdobramentos aqui se dão através da produção de fotografias, desenhos, gravuras, livros de artista, vídeos e performances sonoras que acontecem num espaço de sobreposição entre o ativismo feminista e as artes visuais. Interessam, sobretudo, as brechas e ambiguidades que se originam da diversidade de possibilidades de leitura destes símbolos, a intersecção entre tempos, linguagens, abordagens e territórios, assim como as disputas pelo seu significado e a complexidade que emerge de um movimento vivo, diverso e múltiplo.pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses a series of artistic propositions that aim to articulate symbols and documents found in the language of feminist manifestations in contemporary times, through the appropriation and displacement of documents and symbols related to political claims of the women's resistance movement, from the streets to the feminist cyberactivism, as well as its crossings and approximations with the history of art and Brazilian popular culture, in order to reflect, expand and reinvent some aspects of contemporary communication in public spaces, from the street to the social networks, and on the effects of new technologies in exchanges and affectivities. The developments here take place through the production of photographs, drawings, prints, artist books, videos and sound performances that take place in an overlapping space between feminist activism and the visual arts. Of interest here are, above all, the gaps and ambiguities that arise from the diversity of possibilities for reading these symbols, the intersection between times, languages, approaches and territories, as well as the disputes over their meaning and the complexity that emerges from a living, diverse and multiple movement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFeminist arten
dc.subjectArte feministapt_BR
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectApropriação (Arte)pt_BR
dc.subjectAppropriationen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectDrawingen
dc.subjectSarcasmen
dc.titleDito, não dito e maldito : redesenhar imagens feministas a partir de vestígiospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001140678pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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