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dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Luciana da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-04T04:46:30Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238221pt_BR
dc.description.abstractNo ambiente escolar, as aulas expositivas são frequentemente utilizadas como ferramenta de ensino, porém essas dificilmente capturam a atenção do estudante durante um longo período de tempo. A utilização de jogos é uma alternativa pedagógica para ensino em ciências que pode atrair mais a atenção do estudante otimizando o aprendizado e integrando diversas outras áreas do conhecimento. É comum que o jogador atinja um nível de fluxo de atenção na atividade que o faz perder a noção do tempo ou do local onde se encontra. Nesta pesquisa foi elaborado e validado um jogo pedagógico para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula, juntamente com outros temas transversais e multidisciplinares como biomas e geografia do estado do Rio Grande do Sul, utilizando como cenário os diferentes sistemas ecológicos do estado e diferentes alternativas de atividades econômicas mais ou menos ambientalmente sustentáveis. O processo de validação foi realizado em duas fases, primeiro com estudantes de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e segundo com estudantes do nono ano do ensino fundamental no Colégio de Aplicação da UFRGS. Dentre as avaliações recebidas destacaram-se a boa impressão causada pelo material visual e o nível elevado de dificuldade ou desafio oferecido pelo jogo. Também ficou evidente a necessidade de maior discussão do tema sustentabilidade, pois não ficou clara a conexão direta entre a decisão de aplicar os diferentes usos no território com a sustentabilidade. Algumas modificações puderam ser realizadas durante as fases de testes, como a criação de um quadro explicativo dos cálculos do jogo para diminuir o nível de dificuldade. Com a segunda turma da licenciatura que participou da validação do jogo houve maior disponibilidade de tempo para realizar uma conversa e a conexão entre o resultado do jogo e a sustentabilidade. De forma geral observamos que o jogo possui potencial para trabalhar o tema sustentabilidade em sala de aula de forma lúdica, porém o processo de validação é crucial na elaboração deste tipo de material didático. Ainda algumas modificações que surgiram de sugestões durante o processo de validação serão incorporadas no material do jogo antes de sua disponibilização, como a elaboração de um manual voltado para os professores que gostariam de utilizar o jogo com suas turmas.pt_BR
dc.description.abstractLectures are commonly used as teaching technique at school, but those hardly capture the student's attention over a long time period. The use of games is a pedagogical alternative to science education that can attract more student attention by optimizing learning and integrating several other areas of knowledge. It is common for the player to reach such a level of attention flow in the activity that causes him to lose track of time or place. In this research we developed and validated a pedagogical game to address the issue of sustainability in the classroom, along with other crosscutting and multidisciplinary themes such as biomes and geography of the Rio Grande do Sul state, using the different ecological systems of the state and different alternatives of more or less environmentally sustainable economic activities. The validation process was carried out in two phases, first with undergraduate students in biological science from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) and students from the ninth grade of elementary school at the Colégio de Aplicação da UFRGS. Among the feedback received were the good impression caused by the visual material and the high level of difficulty or challenge posed by the game. It was also evident the need for further discussion of sustainability, since it was not clear the direct connection between the decision to apply the different uses in the territory with sustainability. Some modifications could be made during the testing stages, such as creating an explanatory chart of the game's calculations to lower the difficulty level. With the second class of undergraduate students that participated in the validation of the game, there was more time available to make a conversation and the connection between the outcome of the game and sustainability. In general, we observed that the game has potential to explore the sustainability theme in the classroom in a playful way, but the validation process is crucial in the elaboration of this type of class material. Still some modifications that came up from suggestions during the validation process will be incorporated into the game material before its released, such as the elaboration of a manual aimed at teachers who would like to use the game with their classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectBioma Mata Atlânticapt_BR
dc.subjectBoard gameen
dc.subjectBioma Pampapt_BR
dc.subjectAtlantic Forest biomeen
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectPampa biomeen
dc.titleJogo conquista dos campos sulinos como ferramenta para abordar o tema sustentabilidade em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130225pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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