Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRamos, Dêner da Silvapt_BR
dc.contributor.authorWelp, Anamaria Kurtz de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T04:42:52Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1808-656Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238079pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Apoiada no ensino e aprendizagem de língua adicional com base em tarefas, a UD tem como temática principal a representação de personagens femininas em jogos eletrônicos e o gênero minibiografia como proposta de produção final. Nesse contexto, a discussão se ancorou na noção de repertório linguístico e sua relação com a translinguagem e na teoria sociocultural e o processo de andaimento no ensino de língua adicional. O artigo descreve as tarefas e suas recomendações de aplicação e procura demonstrar como o trabalho com a translinguagem em aulas de língua adicional pode ser um importante recurso para aproximar o aluno da língua que está aprendendo.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a didactic unit (DU) designed for an English as an additional language class addressed to eighth graders in secondary school. Supported by task-based learning for additional language teaching, the DU’s main theme is the representa-tion of female characters in videoga-mes and the mini-biography genre as the final production proposal. In this context, the discussion was anchored in the concept of linguistic repertoire and its relationship with translangua-ging, as well as on the sociocultural theory and scaffolding in additional language teaching. The article des-cribes the tasks and their application and seeks to demonstrate how wor-king with translanguaging in additional language classes can be an impor-tant resource to bring the language learner closer to the new language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 126-144pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectTranslanguagingen
dc.subjectScaffoldingen
dc.subjectPersonagens femininaspt_BR
dc.subjectJogo eletrônicopt_BR
dc.subjectDidactic uniten
dc.subjectTranslinguagempt_BR
dc.title"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesapt_BR
dc.title.alternative"Female representation in games" : a didactic unit proposal for the English language lesson based on translanguagingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001139752pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples