"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa
dc.contributor.author | Ramos, Dêner da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Welp, Anamaria Kurtz de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T04:42:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-656X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/238079 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Apoiada no ensino e aprendizagem de língua adicional com base em tarefas, a UD tem como temática principal a representação de personagens femininas em jogos eletrônicos e o gênero minibiografia como proposta de produção final. Nesse contexto, a discussão se ancorou na noção de repertório linguístico e sua relação com a translinguagem e na teoria sociocultural e o processo de andaimento no ensino de língua adicional. O artigo descreve as tarefas e suas recomendações de aplicação e procura demonstrar como o trabalho com a translinguagem em aulas de língua adicional pode ser um importante recurso para aproximar o aluno da língua que está aprendendo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents a didactic unit (DU) designed for an English as an additional language class addressed to eighth graders in secondary school. Supported by task-based learning for additional language teaching, the DU’s main theme is the representa-tion of female characters in videoga-mes and the mini-biography genre as the final production proposal. In this context, the discussion was anchored in the concept of linguistic repertoire and its relationship with translangua-ging, as well as on the sociocultural theory and scaffolding in additional language teaching. The article des-cribes the tasks and their application and seeks to demonstrate how wor-king with translanguaging in additional language classes can be an impor-tant resource to bring the language learner closer to the new language. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Desenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 126-144 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Translanguaging | en |
dc.subject | Scaffolding | en |
dc.subject | Personagens femininas | pt_BR |
dc.subject | Jogo eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Didactic unit | en |
dc.subject | Translinguagem | pt_BR |
dc.title | "Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa | pt_BR |
dc.title.alternative | "Female representation in games" : a didactic unit proposal for the English language lesson based on translanguaging | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001139752 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40977)