Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T04:42:44Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1415-0549pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238067pt_BR
dc.description.abstractEste texto pretende discutir as marcas identitárias produzidas por duas escolas cinematográficas que desde os anos 60 vêm influenciando a produção de filmes no Brasil, ancorados em uma estética audiovisual e narrativa que visa a agredir o espectador. Com isso, quer-se entender como aquilo que começou como proposta de um cinema revolucionário e de denúncia social acabou se tornando na própria marca do cinema nacional, e também da representação imagética do Brasil e dos brasileiros. Pretende-se ainda perceber como essas estratégias discursivas e audiovisuais podem ser percebidas nos filmes da chamada pós-retomada, ou seja, no cinema feito a partir de 2001. Nessa perspectiva, serão focalizados alguns desses filmes: O invasor, 2001, de Beto Brant; Cidade de Deus, 2001, de Fernando Meireles; Amarelo Manga, 2002, de Cláudio Assis; Contra todos 2004, de Roberto Moreira.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses two identity signs produced by movieschools that, since the 60s, have influenced the productionof movies in Brazil, based on a audio-visual and narrativeaesthetic that aims to shock the spectator. We want to under-stand how something that began as a proposal of a revolu-tionary and social criticism cinema ended up becoming themain characteristic of Brazilian movies and also the repre-sentation of Brazil and Brazilians. It's also our aim tounderstand how these discursive and audio-visual strate-gies can be noticed in movies produced after 2001. Underthis perspective, this paper will focus on some of thesemovies: O Invasor (2001) directed by Beto Brant; Cidadede Deus (2001) directed by Fernando Meireles; AmareloManga (2002) directed by Cláudio Assis and Contra To-dos (2004) directed by Roberto Moreira.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre. Vol. 14, n. 34 (dez. 2007), p. 22-28pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultureen
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectMoviesen
dc.titleO corpo da noção : imagens e imaginários no cinema brasileiropt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000645187pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples