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dc.contributor.authorPinheiro, Alan Bandeirapt_BR
dc.contributor.authorSampaio, Thicia Stela Limapt_BR
dc.contributor.authorBatistella, Ana Juliapt_BR
dc.contributor.authorCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddadpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T04:42:28Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1980-4865pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238055pt_BR
dc.description.abstractObjetivo:Investigar o efeito da representação feminina na divulgação da responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais do setor energético.Método:A amostra é composta por 62 multinacionais do setor energético sediadas em 25 países. A variável dependente é a divulgação socioambiental e a variáveis independentes utilizadas são: participação feminina no conselho de administração, lei ou código no país sobre diversidade de gênero e retorno sobre patrimônio líquido. A pesquisa analisou 3 anos: 2016 a 2018. Principais resultados:Os resultados indicam que existe uma influência positiva da maior quantidade de mulheres presentes no conselho e apontam, ainda, que a presença delas pode formar uma “massa crítica”, na qual elas se sentem confortáveis para opinar e influenciar a tomada de decisão. Conclui-se que a diversidade de backgroundsentre homens e mulheres colabora para as empresas reportarem relatórios ambientais mais completos.Relevância/originalidade:O estudo apresenta novas evidências acerca doefeito da diversidade feminina na sustentabilidade empresarial, analisando o setor energético em diferentes ambientes institucionais. Além disso, a pesquisa analisa os resultados à luz da Teoria Crítica das Massas , trazendo uma nova direção para osestudos sobre RSC.Contribuições teóricas/metodológicas:Os resultados são analisados através da Teoria Crítica das Massas , uma teoria sociopolítica ainda pouco relacionada à sustentabilidade empresarial. Os resultados podem auxiliar os gestores na elaboração de suas estratégias corporativas, ressaltando o papel da diversidade de gênero nos conselhos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInternext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM. São Paulo. Vol.16, n. 2 (maio./ago. 2021), p. 183-202pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectRepresentação femininapt_BR
dc.titleEfeito da representação feminina na divulgação de responsabilidade social corporativa : análise internacional do setor energéticopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001139966pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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