Mostrar el registro sencillo del ítem
Corpos d'água : escritas sobre encontros e percursos
dc.contributor.advisor | Guerra, Teresinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Louise Tocchetto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T04:42:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/238054 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este é um trabalho que trata da educação ambiental colocando o corpo que observa como parte do corpo que é observado, por isso não existe uma linha que separa o sentir do observar. A cartografia chega aos corpos como uma alternativa de experimentarem-se em novas formas de existência. As palavras aqui contidas não trazem dados, números, estatísticas ou respostas, o trabalho se compõe na narrativa do percurso de um rio. Foi no encontro dos corpos d’água e somente nesse território, que se fez possível esse percurso. O território dos encontros se deu durante o desenvolvimento do projeto de Educação Ambiental por mim pensado, escrito e ministrado em uma Escola Pública Municipal da Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, e no bairro do entorno. Imprescindível dizer que esse território se estendeu muito mais ao entorno da escola do que ao prédio e às salas de aula. Tanto mais sinuoso é o trajeto de um rio, mais suas margens acumulam histórias. Cada curva abre em seguida uma infinidade de possibilidades de paisagens e contornos. Não houve fórmulas ou receitas para esses corpos habitarem o território a que se propuseram explorar, apenas pistas de como seus sentidos poderiam operar para melhor conduzir sua atenção. É preciso molhar-se nas águas desse rio para conhecê-lo, preciso fazer-se corpo d’água e compor o conjunto de encontros suscitados. Por meio da cartografia, a experimentação da educação ambiental a partir das sensações do corpo, leva a narrativa do percurso de um rio, perpassando suas partes - Olho D’água, Afluentes, Meandro, Confluência e Desembocadura - apenas como guias do percurso. A experimentação do corpo é o fim último dessa narrativa, não tendo por objetivo demarcar ou concluir nada, apenas propiciar sentires e reflexões ao longo do percurso da minha aventura enquanto educadora, tendo como atravessamentos a contação de histórias, a Educação Ambiental, os encontros e o percurso. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biodiversidade | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.title | Corpos d'água : escritas sobre encontros e percursos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001121738 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Ciencias Biológicas (1353)