A subordinação do jornalismo à lógica capitalista da indústria cultural
Fecha
2002Resumo
O presente trabalho visa refletir sobre a implantação da indústria cultural no Brasil, particularmente no ramo da imprensa, e sobre as implicações da introdução da lógica empresarial no jornalismo. Tais reflexões são desenvolvidas a partir de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, circunscrita, em linhas gerais, à perspectiva teórica da economia política das comunicações. Para a consecução desses objetivos, iniciaremos fazendo um resgate histórico e do contexto econômico e político de implanta ...
O presente trabalho visa refletir sobre a implantação da indústria cultural no Brasil, particularmente no ramo da imprensa, e sobre as implicações da introdução da lógica empresarial no jornalismo. Tais reflexões são desenvolvidas a partir de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, circunscrita, em linhas gerais, à perspectiva teórica da economia política das comunicações. Para a consecução desses objetivos, iniciaremos fazendo um resgate histórico e do contexto econômico e político de implantação da indústria cultural no Brasil. Num segundo momento, trataremos da perspectiva teórica que orienta nossa leitura do assunto – a economia política -, procurando esclarecer seus pressupostos fundamentais. Por fim, procuraremos tratar com mais especificidade das implicações da introdução da lógica da indústria cultural no jornalismo. ...
Abstract
En
Revista Famecos : Midia, Cultura e Tecnologia. Porto Alegre. Vol. 9, n. 17 (abr. 2002), p. 126-141
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39951)Ciencias Sociales Aplicadas (4073)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License