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dc.contributor.advisorPires, Cláudio Alex de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorHerpich, Aírtopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T04:41:42Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237985pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa como se apresenta a educação inclusiva no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris , e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em cima destes documentos realizamos a análise de alguns pontos que tratam sobre educação inclusiva e educação especial. Utilizamos o método documental para analisarmos os dois documentos, relacionando-os com trechos de autores citados no referencial teórico. O referencial teórico foi dividido em quatro sub tópicos. No primeiro foi abordado sobre as percepções históricas e atuais da sociedade perante a inclusão, no segundo sub tópico refletimos sobre o diagnóstico e as estratégias que podem ser usadas para a inclusão , no terceiro abordamos sobre as possibilidades do ensino de ciências e inclusão, e no quarto sub tópico destacamos um pouco sobre às duas terminologias, a “educação inclusiva” e a “educação especial”. Nesta pesquisa, ressaltamos a importância do PPP como documento orientador da escola, outro aspecto que abordamos é sobre a necessidade de fortalecer práticas pedagógicas voltadas para a educação inclusiva e educação especial, consideramos nessa a bordagem as contribuições pela BNCC. Tivemos a percepção que embora tenha ocorrido muitos avanços em relação à inclusão / práticas inclusivas nas escolas , ainda há melhorias possíveis a serem feitas , principalmente se tratando da BNCC, buscando um melhor desenvolvimento para a formação integral dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis research analyzes how in clusive education is presented both on the Political - Pedagogical Project (PPP) from Paul Harris School and the National Common Curricular Base (BNCC). On these documents, an analysis was performed concerning topics related to inclusive education and special education. The documental method was used to analyze both documents, relating them to excerpts by authors quoted in the theoretical foundation. The theoretical foundation was divided in four subtopics. On the first one, current and historical perceptions from society on inclusion were approached. On the second subtopic, we reflected on the diagnostics and strategies that may be used in inclusion, on the third one, we approached the possibilities of teaching science and inclusion, and finally, on the fourth subtopic, two terminologies were highlighted: inclusive education and special education. In this research, the importance of the PPP as a guideline to the school is reinforced, and another aspect that was addressed is the necessity of strengthening pedagogical practices towards inclusive and special educations, we took into consideration the contributions brought by the BNCC. There was the perception that even though many advances regarding inclusion / inclusive practices inside schools have been made, there is still room for improvement, especially about the BNCC, reaching for a better development to the student’s integral formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectNational Common Curricular Baseen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogical strategiesen
dc.titleEducação inclusiva e currículo : um olhar a partir da escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140370pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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