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dc.contributor.authorPimentel, Maurício Ragagninpt_BR
dc.contributor.authorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T04:41:26Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1982-0003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237968pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste estudo foi compreender como espaço designado como 'Porto Alegre' é apresentado e significado enquanto turístico. Realizou-se uma análise de discurso, com exame 135 documentos de diferentes épocas e gêneros textuais. Metodologicamente, atribui-se a todos os textos pesquisados um patamar de igualdade, independente de sua autoria, data e cenografia. Como resultado apontam-se cinco balizas a partir das quais a cidade é descrita e significada: ‘evocação geográfica’; ‘enquadramento temporal’; ‘lugar e seus personagens’; 'ideais de urbanidade' e ‘ identidade do gentílico'. Em um contexto do crescimento da participação dos serviços na economia urbana e do uso frequente do turismo como subterfúgio para projetos com repercussões importantes na vida das cidades, este trabalho procura contribuir ao apontar os processos discursivos de transformação de um espaço em turístico. Também evidência o caráter situado e político do que é compreendido enquanto turismo e qual papel é atribuído à figura do turista.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand how a space named as 'Porto Alegre' is presented and signified as touristic. A discourse analysis with a 135 documents corpus from different times and textual genres was done. A methodological assumption was to attribute an equal status to all examined texts, regardless of its authorship, date or setting. The results points to five tokens from which the city is described and meant: 'geographical summon'; 'timeframing', 'place characters', 'urban ideals' and 'local identity'. The paper contributes in the description of the discursive processes that convert a space into tourist space. This is relevant in a context where there is a growth of the services share in urban economy and where tourism is often used as a pretext to carry on projects with significant impacts on cities' lives. It also stresses the situated and political character of what is understood as tourism and of the role attributed to tourists.en
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio era comprender cómo se presenta y se entiende como turístico el espacio designado como "Porto Alegre". Se realizó un análisis del discurso, con el examen de 135 documentos de diferentes épocas y géneros textuales. Metodológicamente, a todos los textos investigados se les atribuyó una equidad, independientemente de su autoría, fecha y escenografía. En consecuencia, señalamos cinco pautas desde las que se describe y se significa la ciudad: "evocación geográfica"; "encuadre temporal"; "lugar y sus personajes"; "ideales de urbanidad" e "identidad del gentilicio". En un contexto de creciente participación de los servicios en la economía urbana y de frecuente utilización del turismo como subterfugio de proyectos con importantes repercusiones en la vida de las ciudades, este trabajo pretende contribuir señalando los procesos discursivos de transformación de un espacio en un espacio turístico. También destaca el carácter situado y político de lo que se entiende por turismo y qué papel se atribuye a la figura del turista.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPara onde?, Porto Alegre. Vol. 16, n.2 (2022), p. 161-188pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectTourism literatureen
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectUrban idealsen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectAnálisis del discursoes
dc.subjectLiteratura turísticaes
dc.subjectIdeales de urbanidades
dc.titleCidades invisíveis : ideais de urbanidade a partir da literatura turística, o caso de Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.title.alternativeInvisible cities : urban ideals in tourism literature, the case of Porto Alegre (Brazil)Ciudadesen
dc.title.alternativeInvisibles : ideales de urbanidad en la literatura turística, el caso de Porto Alegre (Brasil)es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001140384pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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