Interdisciplinaridade : integração e perspectivas em projetos pedagógicos de licenciaturas em Ciências da Natureza
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca potencializar o questionamento sobre a presença da interdisciplin aridade nos Projetos Pedagógicos de duas Licenciaturas em Ciências da Natureza de duas Universidades p úblicas do Rio Grande do Sul: da UFRGS e da UNIPAMPA. Nosso principal objetivo foi identificar e caracterizar a presença, as aproximações e os distanciamentos da interdisciplinaridade descrita nos dois documentos . O referencial teórico nos possibilitou pensar no currículo e na formação docente, conside ...
O presente trabalho busca potencializar o questionamento sobre a presença da interdisciplin aridade nos Projetos Pedagógicos de duas Licenciaturas em Ciências da Natureza de duas Universidades p úblicas do Rio Grande do Sul: da UFRGS e da UNIPAMPA. Nosso principal objetivo foi identificar e caracterizar a presença, as aproximações e os distanciamentos da interdisciplinaridade descrita nos dois documentos . O referencial teórico nos possibilitou pensar no currículo e na formação docente, considerando a produção de saberes, a integração curricular e a interdisciplinaridade. O método utilizado para análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos foi de caráter documental e qualitativo. A proposta da UFRGS se aproxima mais da integralização por disciplinas científicas de referência e a UNIPAMPA da integralização por competênc ias e por discipli na cient ífic a d e referência. Ainda assim, ambos os PPCs mostraram, por vezes, um viés interdisciplinar polissêmico, pois pode - se relacionar alguns trechos das ementas e objetivos dos componentes com mais de uma visão diferente de interdisciplinaridade. Destacamos que o s PPCs das duas universidades possuem a aproximação com um a visão epistemológica de interdisciplinaridade , em que se faz presente a busca pela contextualização do conhecimento para os aprendentes e também se aproximam de uma visão pragmática, na inter - relação de diferentes disciplinas e saberes acadêmicos específicos ou sociais . Destacamos nos PPCs uma a proximação limitada com um a visão fenomenológica, porque há reflexão e produção relacionada com a prática pedagógica dos licencian dos, porém não encontramos uma reflexão voltada à produção de conhecimentos específicos de Ciências da Natureza. Portanto, há a presença, aproximações e distanciamentos de integralização curricular e interdisciplinaridade em ambos os PPCs de licenciatur a e m Ciências da Natureza. ...
Abstract
The present work aims to potentialize the questioning about the presence of interdisciplinarity in the Ped agogical Proj e cts of two Undergraduate Degrees in Nature Sciences of two public Universities in Rio Grande do Sul: UFRGS and UNIPAMPA. Our main goal was to identify and characterize the presence, the approaches, and the distances of interdisciplinarity described in both documents. Th e theoretical framework allowed us to think about the curriculum and teacher training, considering the pr ...
The present work aims to potentialize the questioning about the presence of interdisciplinarity in the Ped agogical Proj e cts of two Undergraduate Degrees in Nature Sciences of two public Universities in Rio Grande do Sul: UFRGS and UNIPAMPA. Our main goal was to identify and characterize the presence, the approaches, and the distances of interdisciplinarity described in both documents. Th e theoretical framework allowed us to think about the curriculum and teacher training, considering the production of knowledge, curriculum i n tegration and interdisciplinarity. The method used to analyze the Education al Projects of the Courses was documenta l and qualitative in nature. The UFRGS proposal is closer to the integration by scientific disciplines of reference and UNIPAMP A to the inte g ration by comp etences and by scientific discipline of reference. Still, bot h PPCs showed, at times, a polysemic interdisciplinary bias, as one can relate some passages of the menus and objectives of the components with more than one different vision of in t erdisciplinari ty. We highlight that the PPCs of the two universities are close to an epistemological vision of interdisciplinarity, in which the search for the contextualization of knowledge for learn ers is present, and are also close to a pragmatic vision, in the interrelation of different disciplines and specific academic or social knowledge. We highlight in the PPCs a limited approach to a phenomenological vision, because there is reflection and production related to the pedagogic al practice o f undergraduates , but we did not find a reflection focused on the production of specific knowledge of Natural Sciences. Theref ore, there is the presence, approximations, and distancing of curricular integration and interdisciplinarity in both PPCs of degre e courses in Nature Sciences ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura.
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