Os desafios das lideranças para gerir equipes virtuais em contexto de COVID-19
Fecha
2021Autor
Nivel académico
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Tipo
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Resumo
Com a chegada da pandemia da COVID-19 no Brasil e no mundo, diversas organizações necessitaram aderir ao modelo de trabalho em home office para que continuassem a exercer suas funções, respeitando o isolamento social. Isso exigiu diversas adaptações e, mais do que nunca, todo tipo de entrega e relação passou a ser intermediado por tecnologia. Entretanto, essa mudança, realizada de forma emergencial, fez com que diversas lideranças não tivessem tempo prévio de preparo, necessitando conciliar a n ...
Com a chegada da pandemia da COVID-19 no Brasil e no mundo, diversas organizações necessitaram aderir ao modelo de trabalho em home office para que continuassem a exercer suas funções, respeitando o isolamento social. Isso exigiu diversas adaptações e, mais do que nunca, todo tipo de entrega e relação passou a ser intermediado por tecnologia. Entretanto, essa mudança, realizada de forma emergencial, fez com que diversas lideranças não tivessem tempo prévio de preparo, necessitando conciliar a nova forma de liderar à sobrevivência da organização. Dessa forma, o estudo se propôs a analisar como se estabeleceram as relações entre líder e liderado no contexto de home office em uma organização de consultoria em cultura organizacional. Na etapa de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade com oito pessoas, entre eles líderes e liderados, com um roteiro semiestruturado a partir dos objetivos específicos traçados para a pesquisa. Buscouse identificar e descrever as atividades de trabalho dos gestores junto às suas equipes virtuais, assim como identificar como os líderes enfrentaram a transição para o trabalho remoto. A partir disso, foram analisados os aspectos que se modificaram a partir da implantação do home office, acompanhado da identificação de fatores que foram obstáculos e facilitadores para as lideranças e suas equipes virtuais nesse processo. O estudo evidenciou que a gestão de equipes virtuais exige uma liderança com características específicas que se diferem da liderança de equipes tradicionais e, somado ao contexto pandêmico, se sobressaem. Criar e fortalecer relações com suas equipes é um desafio evidente e exercer sua função com confiança, boa comunicação e cuidado com a saúde mental são fatores essenciais para a liderança, além da capacidade de adaptação em um contexto de incerteza. Além disso, pode-se concluir que aspectos que são facilitadores, podem virar obstáculos caso a organização não tenha consciência de estruturas necessárias para a execução em home office, como a simplificação da rotina e o autogerenciamento do tempo. Por isso, compreender sobre gestão virtual e sua conexão com a liderança se torna fundamental para o bom funcionamento de organizações remotas. ...
Abstract
With the arrival of the COVID-19 pandemic in Brazil and around the world, several organizations had the need to adopt the home office work model so that they could continue to exercise their jobs while respecting the social isolation. This required several adaptations and, more than ever, every type of delivery and relationship started to be mediated by technology. However, this change, carried out on an emergency basis, meant that several leaders did not have prior preparation time, needing to ...
With the arrival of the COVID-19 pandemic in Brazil and around the world, several organizations had the need to adopt the home office work model so that they could continue to exercise their jobs while respecting the social isolation. This required several adaptations and, more than ever, every type of delivery and relationship started to be mediated by technology. However, this change, carried out on an emergency basis, meant that several leaders did not have prior preparation time, needing to reconcile the new way of leading to the organization's survival. Thus, the study proposed to analyze how the relationships between leader and subordinate were established in the context of home office in a consulting company in organizational culture. In the data collection stage, in-depth interviews were conducted with eight people, including leaders and subordinates, with a semi-structured script based on the specific objectives outlined for the research. We sought to identify and describe the work activities of managers with their virtual teams, as well as identify how leaders faced the transition to remote work. . From this, the aspects that have changed since the implementation of the home office were analyzed, followed by the identification of factors that were obstacles and facilitators for the leaders and their virtual teams in this process. The study showed that the management of virtual teams requires leadership with specific characteristics that differ from the leadership of traditional teams and, added to the pandemic context, stand out. Creating and strengthening relationships with their teams is an obvious challenge and performing their role with confidence, good communication and care for their mental health are essential factors for leadership, in addition to the ability to adapt in a context of uncertainty. In addition, it can be concluded that aspects that are facilitators can become obstacles if the organization is not aware of the necessary structures for home office execution, such as routine simplification and time self-management. Therefore, understanding about virtual management and its connection with leadership becomes essential for the smooth functioning of remote organizations. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
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