Estudo do lítio e sua utilização nas baterias como contribuição ao ensino de Ciências nos anos finais do Ensino fundamental
Fecha
2021Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
A presente monografia tem o intuito de desenvolver um trabalho com os alunos do ensino fundamental ( 8º e 9º anos ) sobre o Lítio, com ênfase nas baterias. O objetivo é refletir sobre os elementos alter nativos para energia, pensando sobre novas e menos poluentes tecnologias. Foi realizad a uma pesquisa contendo um questionário com 17 questões divid id as em blocos, sendo o primeiro relativo a lítio especificamente, o segundo focando na diferença entre bater ias de Chumbo e Íon - Lítio e o terc ...
A presente monografia tem o intuito de desenvolver um trabalho com os alunos do ensino fundamental ( 8º e 9º anos ) sobre o Lítio, com ênfase nas baterias. O objetivo é refletir sobre os elementos alter nativos para energia, pensando sobre novas e menos poluentes tecnologias. Foi realizad a uma pesquisa contendo um questionário com 17 questões divid id as em blocos, sendo o primeiro relativo a lítio especificamente, o segundo focando na diferença entre bater ias de Chumbo e Íon - Lítio e o terceiro mais focado em e studos r elacionados com a aprendizagem do conteúdo no ensino fundamental . Foram selecionados dois grupos, sendo eles professores e profissionais atuantes em uma empresa do segmento que utiliza a tecnol ogia. Para a análise dos conteúdos, utilizou - se a própria ferramenta Google Forms, onde as respostas do questionário foram armazenadas. Nas análises individuais é possível perceber diferenças entre os grupos, principalmente em situações de análise mais esp ecífica do lítio e propriamente as diferenças de baterias de Íon - Lítio e Chumbo , onde o conhecimento técnico do grupo de professores entrevistados com relação ao grupo empresarial era menor . Nos estudos mais relacionados à Educação, predomina em ambos os g rupos a visão da importância desse conhecimento e 100% dos entrevistados não se lembram de ter esse conhecimento durante os 8º e 9º anos, nem no seu período estudantil e nem atualmente em estudantes próximos. Os resultados mostram que podemos evoluir n a discussão , e que ainda existe bastante conhecimento a ser desenvolvido em relação a esse tema na sociedade. ...
Abstract
The presente monograph consists of developing a work about lithium, with 8th and 9th grade students. Th e emphasis of the work is on batteries. The objective is to reflect on alternative elements for energy, thinking of newer and less polluting technologies. A survey was carried out containing a questionnaire with 17 questions divided into blocks, the first being specifically related to lithium, the second focusing on the difference between Lead and Lithium - Ion batteries and the third more fo ...
The presente monograph consists of developing a work about lithium, with 8th and 9th grade students. Th e emphasis of the work is on batteries. The objective is to reflect on alternative elements for energy, thinking of newer and less polluting technologies. A survey was carried out containing a questionnaire with 17 questions divided into blocks, the first being specifically related to lithium, the second focusing on the difference between Lead and Lithium - Ion batteries and the third more focused on studies related to learning contents in teaching Junior High School. Two groups were selected, being them fo rmed by teachers and professionals working in a company in the segment that uses this technology. For content analysis, the survey used the Google Forms tool, there, the questionnaire responses were stored. In the individual analyses, it is possible to per ceive differences between the groups, mainly in situations of more specific analysis of lithium and the differences of Li - Ion and Lead batteries. The technical knowledge of the group of professors interviewed in relation to the business group was lower. In the part more related to Education, the view of the importance in acquiring this knowledge predominates in both groups and 100% of the interviewees do not remember having this knowledge during the 8th and 9th grades neither in their student period nor in any current curriculum. The results show that we can evolve in the subject, and that there is still a lot of knowledge to be developed in relation to this subject in society. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37607)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License