Unidades de conservação : a percepção dos professores sobre a formação e estratégias de ensino na rede estadual do município de Canoas
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2022Autor
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Resumo
As Unidades de Conservação são espaços de território que buscam a conservação da biodiversidade, a educação ambiental integrada às Unidades de Conservação possui grande potencial didático, a aproximação dos indivíduos com estes espaços pode formar pessoas mais atentas à preservação do ambiente como um todo. O presente trabalho busca identificar a relação dos educadores que atuam na disciplina de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental com a temática Unidade de Conservação como preservaçã ...
As Unidades de Conservação são espaços de território que buscam a conservação da biodiversidade, a educação ambiental integrada às Unidades de Conservação possui grande potencial didático, a aproximação dos indivíduos com estes espaços pode formar pessoas mais atentas à preservação do ambiente como um todo. O presente trabalho busca identificar a relação dos educadores que atuam na disciplina de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental com a temática Unidade de Conservação como preservação da biodiversidade. Nesse sentido, analisa como esses docentes percebem a sua formação e as estratégias que utilizam para tratar dessa temática com os seus estudantes. O município de Canoas possui 31 escolas estaduais que atuam com os anos finais do Ensino Fundamental, e os dados foram obtidos com professores que atuam em 18 dessas escolas. A análise dos dados está fundamentada no estudo das percepções e buscou conhecer a realidade segundo a perspectiva dos sujeitos participantes da pesquisa. A pesquisa quantitativa e qualitativa foi realizada através de um questionário aplicado via formulário, com questões objetivas e dissertativas, divididas em quatro blocos: a formação dos profissionais; as metodologias utilizadas em sala de aula; os sentimentos e a relação dos docentes com o tema Unidades de Conservação para trabalhar em sala de aula; as experiências interdisciplinares envolvendo os temas educação ambiental e Unidades de Conservação. Em relação à formação, grande parte possui formação inicial adequada para atuar com a disciplina e afirma ter recebido formação para trabalhar com a temática preservação da biodiversidade, mas a maioria indica não ter recebido a formação quando se trata do tema Unidades de Conservação. e mais da metade dos profissionais diz que não realizou nenhum tipo de formação continuada em relação às temáticas. Sobre as estratégias utilizadas em aula, destacam - se as discussões e debates, além do uso de filmes e aulas expositivas, demonstrando que os tópicos são trabalhados dentro de metodologias de ensino bastante tradicionais. No que se refere aos sentimentos e às relações dos educadores com a temática Unidade de Conservação, 66% dos profissionais re latam se sentir confortáveis para trabalhar com o tema e 94% dos professores indicam a realização de atividades teóricas sobre o assunto; 67 % dos educadores afirmam já ter participado do desenvolvimento de projetos interdisciplinares sobre Educação Ambien tal, mas apenas 11% elaboraram e executaram projetos interdisciplinares envolvendo o tema Unidades de Conservação. De forma geral, foi possível perceber que os profissionais se sentem preparados e motivados a trabalhar com Educação Ambiental, porém esse preparo e essa motivação sofrem uma redução quando se direcionam à Educação Ambiental para as Unidades de Conservação. ...
Abstract
Conservation Units are territorial spaces that seek to conserve biodiversity, environmental education integrated into Conservation Units has great didactic potential, bringing individuals closer to these spaces can form people who are more attentive to the preservation of the environment as a whole. This final paper aimed at identifying the relationship of the educators who act on the discipline of Science in the final years of Elementary School with the theme Unit of Conservation as preservati ...
Conservation Units are territorial spaces that seek to conserve biodiversity, environmental education integrated into Conservation Units has great didactic potential, bringing individuals closer to these spaces can form people who are more attentive to the preservation of the environment as a whole. This final paper aimed at identifying the relationship of the educators who act on the discipline of Science in the final years of Elementary School with the theme Unit of Conservation as preservation of biodive rsity, how these individuals become aware of their training and the strategies they use to deal with this theme with their students. The municipality of Canoas has 31 state schools, which work with the final years of Elementary School and the data was obta ined from the teachers who work in 18 of these schools. The data analysis is based on the study of perceptions and sought to know the reality according to the perspective of the participants in the research. The quantitative and qualitative research was carried out through a questionnaire, which was applied via form, with objective and dissertation questions, which were divided into four blocks that dealt with the professional development and training of the educators, the methodologies used in the classroom, their relationships and feelings towards the topic Units of Conservation in the classroom and their interdisciplinary experiences involving the subjects of environmental education and Units of Conservation . When it comes to training, most the teachers have adequate initial training to work with the discipline and they stated to have received training to work with the theme of biodiversity preservation, but most of them indicated that they had not received t raining when it is related to the topic Conservation units and more than half of the professionals indicated that they had not taken any type of continuing education, in regard to the themes. Concerning the strategies used in class, discussions and debates were stood out, as well as, the use of films and lecture classes by demonstrating that the themes are worked within highly traditional teaching methodologies. Regarding the feelings and relationships of the educators with the topic Units of Conservation , 66% of professionals demonstrated feeling comfortable working with the topic and 94% of the teachers indicated the practice of theoretical activities on the subject, 67% of educators stated that they had already taken part in the development of interdis ciplinary projects on Environmental Education, however only 11% created and carried out interdisciplinary projects involving the topic Conservation Units. More generally, it was possible to become aware that the professionals feel themselves prepared an d motivated to work with Environmental Education, but this preparedness and motivation suffers a reduction towards Environmental Education for Conservation Units. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37607)
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