O Ensino de Geologia na educação básica como ferramenta para a commpreensão de questões socioambientais uma análise da Base Nacional Comum Curricular
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A fim de identificar o espaço e abordagem da Geologia no Ensino Fundamental e Médio brasileiros , foi realizada uma análise documental na Base Nacional Comum Curricular (2018) – documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica . Os métodos quantitativos e qualitativos utilizados na investigação apontam que as temáticas geológicas apresentam uma aborda ...
A fim de identificar o espaço e abordagem da Geologia no Ensino Fundamental e Médio brasileiros , foi realizada uma análise documental na Base Nacional Comum Curricular (2018) – documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica . Os métodos quantitativos e qualitativos utilizados na investigação apontam que as temáticas geológicas apresentam uma abordagem fragmentada , em detrimento de interdisciplinar na BNCC. Das 35 habilidades relativas à Geologia encontradas, 3 1 concentram - se no Ensino Fundamental e apenas quatro são apresentadas no Ensino Médio. Ainda, verifica - se um caráter reducionista na apresentação dos conteúdos de Geologia, que são majoritariamente expostos de maneira superficial e desvinculad o s do cotidiano dos aluno s. Essa perspectiva dificulta a compreensão do planeta Terra como um sistema complexo e dinâmico, o que contribui para supressão do debate ambiental crítico. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License