Show simple item record

dc.contributor.advisorCunha, Alexander Monteropt_BR
dc.contributor.authorHeldt, Guilhermept_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:46:37Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237741pt_BR
dc.description.abstractOs centros ambientais, enquanto espaço, são compreendidos como instituições não-formais de ensino tendo como principal propósito a formação de um indivíduo com consciência ambiental a partir de atividades práticas. Este trabalho tem por objetivo analisar as práticas realizadas no Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor W eiler (Projeto CEMEA) e sua relação com as aulas de uma professora de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Buscamos verificar a relação do projeto com a educação formal e o desenvolvimento do pensamento ambiental. Utilizamos como metodologia uma análise qualitativa, através de um questionário estruturado aplicado de forma assíncrona, tendo como sujeitos de pesquisa: o diretor do centro, uma professora de escola básica e uma aluna da escola básica. T endo em vista a análise dos resultados, concluímos que o centro ambiental pode ser compreendido a partir da interação educacional que propicia com o público ora como educação formal, ora como educação não formal, pois essa interação pode estar relacionada com a intenção da prática e não necessariamente com o espaço físico. Sobre a educação ambiental desenvolvida no centro, os dados não foram claros a fim de explorarmos qual linha de pensamento seguem, apesar da lei que criou o CEMEA ter presente o pensamento crítico, percebemos muito a linha do pensamento conservacionista nas respostas dos questionários. Para ter um entendimento melhor sobre a educação ambiental desenvolvida no centro seria necessário uma análise mais aprofundada, que poderia ser realizada por meio de entrevistas ou estudos de caso.pt_BR
dc.description.abstractEnvironmental centers, as a place, are understood as non-formal educational institutions whose main purpose is to train an individual with environmental awareness through practical activities. This work aims to analyze the practices carried out at the Nestor W eiler Municipal Environmental Education Center (CEMEA Project) and their relationship with the classes of a Science teacher in the final years of Elementary School. W e seek to verify the project's relationship with formal education and the development of environmental thinking. W e used as a methodology a qualitative analysis, through a structured questionnaire applied asynchronously , having as research subjects: the director of the center , a teacher of an elementary school and a student of the elementary school. In view of the analysis of the results, we conclude that the environmental center can be understood from the educational interaction it provides with the public either as formal education, or as non-formal education, as this interaction may be related to the intention of the practice and not necessarily with the physical place. Regarding the environmental education developed at the center , the data were not clear in order to explore which line of thought they follow because, despite the law that created the CEMEA having critical thinking in mind, we very much perceive the line of conservationist thinking in the responses to the questionnaires. T o have a better understanding of the environmental education developed at the center , a more in-depth analysis would be necessary , which could be carried out through interviews or case studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationen
dc.subjectNon-Formal Educationen
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRelationship between environmental centers and schoolsen
dc.titleEducação não formal e educação ambiental : perspectivas através do Projeto CEMEApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138630pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record