Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoura, Nina Simone Vilaverdept_BR
dc.contributor.authorFelipetto, Natália Chitolinapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:46:28Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237739pt_BR
dc.description.abstractO ambiente escolar caracteriza - se pela natureza do encontro das diferenças com a finalidade de buscar a compreensão dos fenômenos, acontecimentos e situações inseridos na cad eia da vida entre os seres. Este trabalho busca desenvolver um estudo sobre a atividade docente neste momento em que se vive uma Pandemia Mundial. É resultado de uma proposta de pesquisa em ambiente escolar realizada durante o período de desenvolvimento da s disciplinas de Estágio, disciplinas que fazem parte do Currículo da Licenciatura em Ciências Naturais para os Anos Finais do Ensino Fundamental da Universidade Federal do Rio Grande. do Sul (UFRGS). Para tanto, e no modelo de aula híbrida, foram realizad os ajustes e movimentos de acordo com as necessidades, considerando que o currículo é flexível e suscetível a esses movimentos. Esses ajustes ocorreram por meio da troca de saberes entre os sujeitos envolvidos, a partir de suas experiências. O objetivo pri ncipal deste trabalho foi proporcionar uma reflexão sobre a importância da adoção de medidas preventivas a fim de conter os avanços de contágio do Coronavírus no ambiente escolar. As aulas apresentadas durante o estágio sobre o tema supracitado foram disponibilizadas por meio de recursos de mídia digital e materiais impressos também foram oferecidos aos alunos presenciais, proporcionando discussões participativas. Além das aulas, foi aplicado um questionário com perguntas sobre a realidade do momento e as características dos alunos e da escola, possibilitando entender como a comunidade escolar vem convivendo com a Pandemia. Os resultados indicam que por meio da discussão sobre hábitos de higiene, uso de equipamentos de proteção individual e outros recursos para conter os riscos de contágio do Coronavírus, os alunos refletiram sobre a importância de tais medidas, não só neste momento de Pandemia, mas como prevenção de doenças medidas.pt_BR
dc.description.abstractThe school environment is characterized by the nature of the encounter of dif ferences for the purpose of seeking an understanding of the phenomena, events and situations embedded in the chain of life between beings. This work seeks to develop a study on teaching activity at this time when a Worldwide Pandemic is being experienced. It is the result of a research proposal in a school environment carried out during the period of development of Internship disciplines, disciplines that are part of the Curriculum of the Degree in Natural Sciences for the Final Years of Elementary School a t the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). For this purpose, and in the hybrid class model, adjustments and movements were carried out according to the needs, considering that the curriculum is flexible and susceptible to these movements. These adjustments occurred through the exchange of knowledge between the individuals involved, based on their experiences. The main objective of this work was to provide a reflection on the importance of adopting preventive measures in order to contain the adva nces of contagion of the Coronavirus in the school environment. The classes presented during the internship on the aforementioned theme were made available through digital media resources and printed materials were also offered to face - to - face students, providing participatory discussions. In addition to the classes, a questionnaire was applied with questions about the reality of the moment and the characteristics of the students and the school, making it possible to understand how the school community had been living with the Pandemic. The results indicate that through the discussion about hygiene habits, the use of personal protective equipment and other resources to contain the risks of contagion of Coronavirus, students reflected on the importance of such measures, not only at this time of Pandemic, but as disease prevention measures.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectPandemicen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectHybridsen
dc.subjectPandemia : Covid 19pt_BR
dc.subjectExperiencesen
dc.subjectReflectionsen
dc.subjectHealthen
dc.titleAções para minimizar os riscos de contágio do Coronavírus no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140110pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples