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Educação ambiental crítica e a percepção ambiental : uma pesquisa no âmbito da educação formal junto ao Curso em Ciências da Natureza - EAD
dc.contributor.advisor | Freitas, Marcos Wellausen Dias de | pt_BR |
dc.contributor.author | Camargo, André Acosta | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T17:46:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237734 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste na narrativa de uma pesquisa-ação realizada dentro do curso de formação de Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental -EAD ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo geral doreferido levantamento de dados junto aos alunos do cursoconsistiu em contribuir, a partir do campo da Educação Ambiental Crítica, para que os alunos se tornem multiplicadores de informações de qualidade no atinente à preservação e à mitigação de impacto causados as aves marinhas, buscando uma sensibilização e desenvolvimento da noção de pertencimento ao meio ambiente. Como metodologia para coleta de dados, foi elaborado um questionário semiestruturado abrangendo perguntas a respeito do conhecimento prévio que os alunos do curso possuem acerca das aves marinhas. E foi proposto o desenvolvimento de um aplicativo educacional para ser utilizado como um guia de campo digital contendo fotos e informações das aves marinhas encontradas no litoral do Rio Grande do Sul. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work consists of the narrative of an action research carried out within the training course of degree in natural sciences for the final grades of elementary school -EAD offered by the Federal University of Rio Grande do Sul. The general objective of the aforementioned action research consisted of in contributing, from the field of Critical Environmental Education, so that students become multipliers of quality information regarding the preservation and mitigation of the impact caused to seabirds, seeking to raise awareness and develop the notion of belonging to the environment. As a methodology for data collection, a semi-structured questionnaire was elaborated covering questions about the previous knowledge that the students of the course have about seabirds. And it was proposed the development of an educational application to be used as a digital field guide containing photos and information of seabirds found on the coast of Rio Grande do Sul. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | Educational Technologies | en |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Preservação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Preservation of seabirds | en |
dc.title | Educação ambiental crítica e a percepção ambiental : uma pesquisa no âmbito da educação formal junto ao Curso em Ciências da Natureza - EAD | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001137690 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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