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dc.contributor.advisorFreitas, Marcos Wellausen Dias dept_BR
dc.contributor.authorCamargo, André Acostapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:46:06Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237734pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste na narrativa de uma pesquisa-ação realizada dentro do curso de formação de Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental -EAD ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo geral doreferido levantamento de dados junto aos alunos do cursoconsistiu em contribuir, a partir do campo da Educação Ambiental Crítica, para que os alunos se tornem multiplicadores de informações de qualidade no atinente à preservação e à mitigação de impacto causados as aves marinhas, buscando uma sensibilização e desenvolvimento da noção de pertencimento ao meio ambiente. Como metodologia para coleta de dados, foi elaborado um questionário semiestruturado abrangendo perguntas a respeito do conhecimento prévio que os alunos do curso possuem acerca das aves marinhas. E foi proposto o desenvolvimento de um aplicativo educacional para ser utilizado como um guia de campo digital contendo fotos e informações das aves marinhas encontradas no litoral do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.description.abstractThe present work consists of the narrative of an action research carried out within the training course of degree in natural sciences for the final grades of elementary school -EAD offered by the Federal University of Rio Grande do Sul. The general objective of the aforementioned action research consisted of in contributing, from the field of Critical Environmental Education, so that students become multipliers of quality information regarding the preservation and mitigation of the impact caused to seabirds, seeking to raise awareness and develop the notion of belonging to the environment. As a methodology for data collection, a semi-structured questionnaire was elaborated covering questions about the previous knowledge that the students of the course have about seabirds. And it was proposed the development of an educational application to be used as a digital field guide containing photos and information of seabirds found on the coast of Rio Grande do Sul.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectEducational Technologiesen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPreservation of seabirdsen
dc.titleEducação ambiental crítica e a percepção ambiental : uma pesquisa no âmbito da educação formal junto ao Curso em Ciências da Natureza - EADpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137690pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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